Objetivos
• Apresentar os principais conceitos macro-econômicos que afetam o dia a dia das organizações e do cidadão
• Compreender o papel do Governo na definição dos rumos da Economia brasileira
• Entender os bastidores de Brasília e o conflito de interesses entre os diversos atores econômicos
• Conhecer os rituais do universo econômico e interpretá-los adequadamente para os públicos-alvo.
Conteúdo
• Ministério da Fazenda, Banco Central e agências reguladoras: o papel de cada um e sua influência de suas decisões nas empresas
• Meta de inflação, câmbio e política de juros: a força desses temas no noticiário diário e como a imprensa acompanha essa rotina – agências de notícias, TV, rádio e jornais
• O Brasil no cenário internacional e as notas das agências de rating: contexto atual favorável e os questionamentos do mercado sobre sua duração
• O impacto da política na definição dos rumos da economia: duelos entre Executivo e Legislativo mantêm as discussões no mesmo passo e as reformas (tributária e previdenciária) são adiadas.
A quem se destina
• Jornalistas (produtores, repórteres e editores) e comunicadores de áreas correlatas com ou sem conhecimento sobre a área econômica;
• Profissionais de agências de comunicação que assessoram empresas com significativo volume de conteúdo relacionado a negócios;
• Empresários do setor de comunicação corporativa ou empresas que desejam entender como a imprensa opera na esfera do noticiário econômico;
• Estudantes de Comunicação Social ou demais disciplinas interessados em conhecer a economia pela lente do jornalismo.
Professora
Shirley Emerick. Jornalista formada pela PUC Minas, foi repórter de economia em veículos como Folha de S.Paulo, O Globo e Revista IstoÉ Dinheiro, pelos quais participou de importantes coberturas em Brasília. No meio corporativo, foi assessora de comunicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Banco Nossa Caixa. No Santander, foi gerente-executiva de Relações Institucionais, coordenando as áreas de Relações com a Imprensa e Relações Governamentais. Atualmente é consultora na área de Corporate Affairs.
Serviço
Curso online: “Jornalismo econômico e as notícias sedutoras de Brasília”
Data: 12/12/2011, das 19 às 22 horas
Inscrição: R$ 120,00
Como se inscrever: acesse www.escoladecomunicacao.com.br
Mais informações pelo telefone (11)3897-0855