Jornalismo econômico e as notícias sedutoras de Brasília

Objetivos • Apresentar os principais conceitos macro-econômicos que afetam o dia a dia das organizações e do cidadão • Compreender o papel do Governo na definição dos rumos da Economia brasileira • Entender os bastidores de Brasília e o conflito de interesses entre os diversos atores econômicos • Conhecer os rituais do universo econômico e interpretá-los adequadamente para os públicos-alvo. Conteúdo • Ministério da Fazenda, Banco Central e agências reguladoras: o papel de cada um e sua influência de suas decisões nas empresas • Meta de inflação, câmbio e política de juros: a força desses temas no noticiário diário e como a imprensa acompanha essa rotina – agências de notícias, TV, rádio e jornais • O Brasil no cenário internacional e as notas das agências de rating: contexto atual favorável e os questionamentos do mercado sobre sua duração • O impacto da política na definição dos rumos da economia: duelos entre Executivo e Legislativo mantêm as discussões no mesmo passo e as reformas (tributária e previdenciária) são adiadas. A quem se destina • Jornalistas (produtores, repórteres e editores) e comunicadores de áreas correlatas com ou sem conhecimento sobre a área econômica; • Profissionais de agências de comunicação que assessoram empresas com significativo volume de conteúdo relacionado a negócios; • Empresários do setor de comunicação corporativa ou empresas que desejam entender como a imprensa opera na esfera do noticiário econômico; • Estudantes de Comunicação Social ou demais disciplinas interessados em conhecer a economia pela lente do jornalismo. Professora Shirley Emerick. Jornalista formada pela PUC Minas, foi repórter de economia em veículos como Folha de S.Paulo, O Globo e Revista IstoÉ Dinheiro, pelos quais participou de importantes coberturas em Brasília. No meio corporativo, foi assessora de comunicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Banco Nossa Caixa. No Santander, foi gerente-executiva de Relações Institucionais, coordenando as áreas de Relações com a Imprensa e Relações Governamentais. Atualmente é consultora na área de Corporate Affairs. Serviço Curso online: “Jornalismo econômico e as notícias sedutoras de Brasília” Data: 12/12/2011, das 19 às 22 horas Inscrição: R$ 120,00 Como se inscrever: acesse www.escoladecomunicacao.com.br Mais informações pelo telefone (11)3897-0855