![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijkNjuAFoQKAWWAvBEQ1HunxanboivOajsXe1DvsXmRMkC_omiwOVHLZPrDH5DCom5Z4gJPiX_WMjqP2i047YbdA40BcysDFIogYJZgi1_T3p5DWR9QM3UwiTQDLRuuBisb7qUWiwY5UTk/s200/simposio+de+jornalismo_A+%25281%2529+%25281%2529.jpg)
Começou hoje (27) o VI Simpósio de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Campus Universitário de Alto Araguaia. Durante a primeira mesa redonda, "Jornalismo: entre o mercado e a sociedade", profissionais de Comunicação enfatizaram a importância do diploma para o exercício da profissão.
A mesa foi composta pelos professores mestres Eduardo Medeiros e Thiago Cury, pela coordenadora de comunicação da Unemat Lygia Cristina e mediada pela professora mestre Marli Barboza. Foram debatidos temas como a importância da formação profissional, a valorização do trabalho intelectual do jornalista e o crescimento do mercado de assessoria de imprensa por meio da formação acadêmica.
As oficinas de edição de vídeo e técnicas de locução, apresentação e gravação de comercial no rádio fizeram parte da programação matutina na quarta, 28. À tarde foram realizados os minicursos de assessoria de imprensa, convergência em jornalismo e desenho em quadrinhos. A programação noturna prevê a palestra da jornalista Patrícia Sanches seguida pela mesa redonda com o tema “Hipermeios, multimídias, convergência digital e webjornalismo” com participação do professor da UFMT/Araguaia, Alfredo Costa.
por Gabriele Wagner, Larissa Rosa, Nahida Almeida e Pamella Santos