Guará Festival de Cinema Ambiental encerra programação neste domingo


por Karita Carvalho

Termina hoje, 28, a programação da mostra de filmes e documentários, do Guará – festival de cinema ambiental. As atividades começaram logo pela manhã, de domingo, com a mesa de debate “Novos rumos para o Audiovisual em Mato Grosso” prevista para nove horas da manhã. A programação desta noite começa às 18h: 30min com a mostra competitiva, às 21h a premiação e às 22h o encerramento do festival.

No sábado, 27, público conferiu os filmes: “O Diário da Terra”, “Menina da Chuva”, “O Olhar de João”, “O Gigante de papelão”, “O Burrico e o Bem te vi”, “A Boate Azul”, “Cowboy: O Oficial do meio ambiente”, “Desmemórias”. A noite terminou com a apresentação do longa-metragem de aproximadamente noventa minutos, “Tamboro”, dirigido por Sergio Bernardes. Tamboro levou 15 anos para ser concluído e foi lançado em 2009, além disso, o documentário ganhou o “Prêmio Especial do Júri” e o prêmio “Melhor Montagem”, do Festival do Rio – 2009.

Neste sábado, também aconteceu o encerramento das oficinas: Produção e direção de Fotografia (manhã) e Direção de fotografia e Pós-Produção (tarde). A oficina de Direção de fotografia e Pó-Produção ministrada pelo Prof. Joubert Lobato, foi finalizada com a produção de um vídeo feito pelos participantes, com o tema “Guará”.