Câmara de Vereadores de Barra do Garças homenageia UFMT

Aconteceu nesta terça-feira, 24, sessão solene na Câmara dos Vereadores de Barra do Garças, em homenagem aos 30 anos de instalação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT na região do Araguaia. A reitora da UFMT, Maria Lucia Cavalli Neder e o vice-governador do Estado, Francisco Daltro, participaram da sessão.

A Câmara Municipal entregou aos professores e técnicos administrativos pioneiros do Campus placas condecorativas em agradecimento aos serviços prestados a comunidade. Também receberam homenagens os três ex-diretores do Campus, o atual pró-reitor e a reitora da UFMT.

Representando os homenageados, o professor Alberico Rocha Lima, primeiro professor a ser contratado na UFMT do Vale do Araguaia, agradeceu aos vereadores pela celebração e relembrou com orgulho dos anos iniciais da unidade.

O professor e vereador Odorico Cardoso Neto (Kiko), proponente do projeto em homenagem a Universidade, relembrou momentos que esteve na Universidade, quando se formou em 1989. Relatou sobre importância da universidade na cidade, para o crescimento da região e dos moradores. Os demais vereadores também fizeram referência à relevância da educação para o desenvolvimento regional.

O pró-reitor José Marques Pessoa, ao receber a placa condecorativa, dedicou a honraria a sua mãe, esposa e filhas. Lembrando o estimulo que a mãe sempre lhe deu para estudar, e ressaltando o apoio dos famíliares, que “ são quem o ajuda a carregar as dificuldades e a luta diária na UFMT.” Pessoa disse que “a UFMT é para nós muito mais que oportunidade de trabalho. A UFMT é a nossa vida“. Ainda acrescentou que o crescimento da instituição no Vale do Araguaia é um processo sem volta, “ o desenvolvimento veio para ficar. E esta é uma instituição para Todos“.

Em clima de celebração o vice-governador Francisco Daltro, saudou o público presente, discursou sobre sua história junto instituição e declarou; “estamos juntos nessa idéia”. Fazendo referência à possibilidade de independência do Campus na região do Araguaia, concluiu seu discurso com a frase, “as lutas não devem parar”.

A reitora Maria Lucia Cavalli Neder relembrou seus 38 anos de UFMT e que fez parte da criação do projeto de interiorização da Universidade, no qual foram criados os campi de Sinop, Rondonópolis e Araguaia. Também falou sobre a importância de sonharmos com a independência do Campus e a criação da Universidade Federal do Araguaia. Para alcançar este sonho ela destacou que precisamos fazer o dever de casa através do fortalecimento de cursos de graduação de qualidade, criação de cursos de mestrado e doutorado e desenvolvimento de projetos de pesquisa. A reitora como os demais homenageados agradeceram as homenagens e honrarias entregues pela Câmara de Vereadores de Barra do Garças.

Por Carolina Danelli e Luana de Oliveira

Leia também: Rádio FocAia marca presença em homenagem a pioneiros