Instituições de ensino superior podem indicar alunos ao Expocom


Estão abertas as inscrições para as edições regionais do Expocom – prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação. As instituições de ensino superior devem indicar, aos Congressos Regionais da Intercom, os trabalhos que se destacaram ao longo do ano de 2010.

Os coordenadores de curso precisam ficar atentos aos prazos para indicação: No Centro-Oeste esse prazo vai até 25 de abril.

Os vencedores das edições regionais concorrem na edição nacional do evento, que, neste ano, acontece em Recife (PE), de 3 a 6 de setembro.

Como funciona

Para participar do Expocom, o aluno precisa ser indicado pela IES, fazer a inscrição no Congresso de sua região e submeter o trabalho. O processo ocorre da seguinte forma:

1) As faculdades e universidades de cada região podem indicar um trabalho em cada uma das 71 modalidades existentes (disponíveis em www.intercom.org.br). Elas integram as categorias “Jornalismo”; “Publicidade e Propaganda”; “Cinema e Audiovisual”; “Relações Públicas” e “Produção Transdisciplinar em Comunicação”, que correspondem aos cursos e habilitações da área de Comunicação, com exceção da última categoria, que aceita inscrições de alunos de qualquer curso de Comunicação Social. Link para indicação aqui.

2) Para cada trabalho selecionado, deve haver um aluno líder. Todos os trabalhos selecionados para representar a IES devem ser previamente cadastrados junto ao sistema informático da Intercom, por meio do representante da instituição (coordenador de curso ou alguém por ele indicado). Em cada modalidade, a instituição deve informar os dados do aluno líder do trabalho selecionado (nome completo, CPF, e-mail, orientador).

3) Somente depois da indicação da IES, o aluno líder poderá se inscrever no Congresso e fazer a postagem do seu trabalho no Prêmio Expocom. É possível que os trabalhos tenham um ou mais autores, com a ressalva de que todos devem ser estudantes de graduação em Comunicação Social.

4) O formato de apresentação dos trabalhos varia. Podem ser peças únicas ou séries de programas, por exemplo. Esse quesito depende da modalidade escolhida pelo candidato.

O prêmio é uma oportunidade para alunos de graduação e recém-formados de ver a qualidade dos seus trabalhos atestada não apenas por seu professor-orientador, mas também por um grupo de professores de instituições de ensino de todo o país, especializados no tema do projeto. Trata-se de um reconhecimento que pode abrir portas tanto no meio acadêmico quanto no mercado.

Um projeto ganhador do prêmio Expocom pode servir de portfólio a ser mostrado a empresas de comunicação, durante a busca de um estágio ou primeiro emprego. No campo acadêmico, o vencedor do troféu sai na frente no momento de se candidatar a uma vaga em cursos de pós-graduação, já que o prêmio é um atestado de experiência acadêmica aliada à prática.

Veja, abaixo, o cronograma para inscrição na edição Centro-Oeste do Expocom:

Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste

08 a 10 de junho

Local: Universidade Federal do Mato Grosso – Cuiabá (MT)

Inscrições: 01/03 a 29/05

Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 25/04

Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 06/05