![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqw7AyGe_ol8byKaHjiDSCYGTVmFcNHcmIcgV2iGmTq_B7A9DocElr7m_U5eow3ApFDn_mH3KrB1bue59gacvYE7hhtUz_N-a6xaTA3BCIJLx_FiL9pOlvSTLnslvUrOdim43oqRcQfrp4/s320/161918_203819169788_1696348_q.jpg)
Pesquisa inédita da agência JWT, divulgada durante a Social Media Week, mostra que as mídias sociais (blogs, Twitter, Facebook, Orkut e afins) são "totalmente" pautadas pela mídia tradicional. A mídia tradicional, por sua vez, é "pouquíssimo" pautada pelas mídias sociais - e, em especial, pelos blogueiros independentes.
"A maioria esmagadora do que se fala em mídias sociais é de caráter pessoal. E os blogs independentes, que nos EUA geram conteúdo original que pauta a mídia tradicional, são muito pouco relevantes no Brasil", diz o vice-presidente de planejamento da JWT, Ken Fujioka.
Para elaborar a pesquisa, a JWT realizou entrevistas e analisou o arquivo das reportagens de 2010 do "Jornal Nacional" e das revistas "Época" e "Veja". Foram analisadas 7.418 matérias. Nas mídias sociais, foram analisadas as ferramentas Google Trends, Google Em Tempo Real e os relatórios de assuntos populares divulgados no final do ano pelo Twitter e pelo Facebook.
O estudo, diz Fujioka, aponta para algumas hipóteses sobre porque as mídias tradicionais, em especial os blogs independentes, são tão pouco influentes no Brasil. "Quanto mais fragmentada a audiência, mais propício é o ambiente para que os blogs sejam influentes. E no Brasil a internet é muito concentrada."
Os sete principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Google, YouTube e Orkut) concentram 75% de todos os pageviews do Brasil, segundo o Ibope.
"A concentração é resultado da competência desses portais. Eles ensinaram o brasileiro a navegar e souberam manter o tráfego." Ao concentrar o tráfego, os portais atraem investimentos e competência técnica. "Os blogueiros que fazem sucesso no Brasil acabam sendo absorvidos pelos portais", diz Fujioka. "E eles vão contentes pois os portais têm um modelo de negócio que funciona."