Alunos de Jornalismo lançam focaNews durante Semana da Comunicação

Quatro equipes do 4ª semestre do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo produziram, durante esta semana, seu primeiro jornal impresso de circulação interna, com tiragem de aproximadamente 50 cópias por edição, contendo matérias sobre a profissão de jornalista e os eventos da Semana Acadêmica de Comunicação do Araguaia. O jornal, que teve quatro edições, se chama focaNews e foi distribuído aos participantes da Semana de Comunicação e alunos que estavam na UFMT, campus de Barra do Garças.

Os alunos trabalharam sob a supervisão da professora Patrícia Kolling e fizeram entrevistas, matérias de campo e várias fotografias. O jornal foi diagramado pelos próprios alunos de Jornalismo do Campus Araguaia. Para os alunos em geral, ficou o sentimento de dever cumprido, tanto em relação ao focaNews, quanto em relação à própria Semana de Comunicação. "A experiência foi muito válida por nos dar a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos em sala, unimos as disciplinas de TRE [Técnicas de Reportagem e Entrevista], Fotojornalismo, Ética e Redaçao [Jornalística]. Foi ótimo, espero que tenha mais oportunidades como esta", disse Mirian Lellis, integrante da equipe da 4ª edição.


Semana da Comunicação aconteceu de 16 a 19 de novembro na UFMT

O aluno do segundo semestre e presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo do Araguaia (CAJA) Augusto Bozz e o coordenador da Semana de Comunicação, professor Leandro Eduardo Wick Gomes, encerraram, na última sexta-feira, o evento, salientando a importância deste tipo de encontro para os acadêmicos e para o curso. Gomes destacou a integração de instituições para a realização da Semana e agradeceu e parabenizou a equipe organizadora deste primeiro evento.

A primeira Semana da Comunicação aconteceu de 16 a 19 de novembro, no Campus Universitário do Araguaia da UFMT, organizada pelo Centro Acadêmico de Jornalismo e professores daquela Universidade, em parceria com as Faculdades Cathedral e Anhanguera. Durante os quatro dias de eventos, foram realizadas sete oficinas, uma mesa redonda e três palestras, com a participação de profissionais das três instituições organizadoras, da Secretaria de Comunicação do Estado e da Universidade Federal de Goiás.

por Aline Cavalcante, Nathan Sampaio e Alfredo Costa

Fotos: Aline Cavalcante

Leia também: Palestra "A mídia e a verdade" encerra Semana de Comunicação do Araguaia