Novo curso de direito terá Gilmar Mendes como coordenador


Com a promessa de um ensino diferenciado, faculdade foi autorizada pelo Ministéria da Educação a abrir, em Brasília, suas primeiras turmas no primeiro semestre de 2011. Instituição é a 22ª de Brasília a oferecer a formação. O ministro do STF Gilmar Mendes será o coordenador de cursos e deve dar aula de direito constitucional para os futuros alunos.

Perfil

Segundo o Correio Braziliense, este é o perfil de Gilmar Mendes, conhecido no meio jornalístico pela polêmica decisão de extinguir a obrigatoriedade do diploma para exercer profissão de jornalista:

Natural de Diamantino, Mato Grosso, Gilmar Ferreira Mendes, 54 anos, graduou-se em direito na Universidade de Brasília (UnB) em 1978. Em 1985, assumiu o cargo de procurador da República, atuando em processos do Supremo Tribunal Federal (STF). Tornou-se consultor jurídico da Secretaria-Geral da Presidência da República nos anos de 1991 a 1992. Participou como assessor técnico na relatoria da revisão constitucional na Câmara dos Deputados em 1993 e 1994. Em 1996, assumiu a subchefia de assuntos jurídicos da Casa Civil. Exerceu o cargo de advogado-geral da União (2000-2002). Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, em junho de 2002. Tomou posse como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, 2004. Em 2008, tornou-se presidente do supremo. É autor de diversos livros e inúmeros artigos em Direito Constitucional e, atualmente, é considerado, no meio jurídico, como um dos maiores especialistas brasileiros na área.

Íntegra.