Jornalistas recebem treinamento sobre ferramentas do Google


A convite do Google, o Comunique-se organizou, nesta terça-feira (10/08), o curso Google Tools and Tips – Ferramenta para Jornalistas. O evento, realizado em São Paulo na sede da empresa americana, contou com a presença de 51 profissionais de veículos como TV Globo, Folha de S. Paulo, Portal iG, Estado de S. Paulo e Grupo Abril.

Obs. do blogueiro: Destaco um dos comentários postados na matéria do C-se, feito por Paulo Sérgio Pires [11/08/2010 - 13:38]:

"É tememário o jornalismo ser pautado apenas por mecanismos de busca. O renomado jornalista Gay Talese admitiu que não utiliza desse recurso e prefere o leg work, ou trabalho de perna. Pautar por mecanismos de busca é usar fonte secundária e matéria de segunda mão pois a informação de algum modo já se tornou pública. O jornalismo precisa se redescobrir e saber pautar com todos os recursos os novos e os antigos. Naturalmente, o Google é importante, mas não deve ser o único recurso. O testemunho pessoal, o telefone, os documentos e mídia impressa permanecem como ferramentas da boa pauta."