FocAia apóia diploma e profissionais em busca de aprimoramento

Da Redação do Focaia
O Blog Romero Fox cita nota "plantada" no Jornal Cidade, de Barra do Garças (MT). que levanta a polêmica da obrigatoriedade do diploma de Jornalista.

A propósito, o Blog FocAia apóia a luta dos jornalistas pela regulamentação da profissão, até mesmo por uma questão de coerência, pois a Agência Júnior é um espaço de treinamento para futuros jornalistas. Mas não endossa quaisquer comentários pejorativos sobre pessoas que atuam em veículos de comunicação sem o diploma. Temos a honra de conviver, no Campus Universitário do Araguaia da UFMT, com alguns desses profissionais, que fazem parte do corpo discente do curso de Jornalismo - ao qual este blog está vinculado -, e aqui buscam, mais do que um certificado, conhecimentos para aprimorar sua capacidade de cumprir a função social do jornalista.

Independentemente do desenlace da polêmica sobre a suspensão da obrigatoriedade do diploma em jornalismo para exercício da profissão, trata-se de realidade que persiste no país desde a adoção do registro provisório sem o respectivo documento, por força da influência e poder exercido pelos donos da mídia em instâncias políticas e jurídicas. Constitui um duelo entre esses e a representação sindical da categoria jornalística.

Leia também:

Derrubado veto da governadora contra o diploma no RS

Comissão que analisará PEC dos Jornalistas deve ser instalada nesta semana