MuHNA realiza etapa itinerante de ciência nas cidades mato-grossenses Torixoréu, Ribeirãozinho e Ponte Branca
Ciência
Jhenniffer Muniz
Em Torixoréu, Ribeirãozinho e Ponte Branca, cidades do interior de Mato Grosso, sediaram nos dias 10, 11 e 12 deste mês a etapa itinerante da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Araguaia (SNCT). A iniciativa das atividades científicas é do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia.
![]() |
Estudantes
durante exposições de ciência na SNCT itinerante -
imagem assessoria MUHNA. |
Durante a SNCT foram realizadas exposições sobre Paleontologia, Zoologia, plantas do Cerrado e abelhas-sem-ferrão, além de experimentos interativos de Física e Química. O destaque entre os participantes foi o Furgão da Ciência, com um planetário móvel para atividades de Astronomia e demonstrações com óculos de realidade virtual.
O circuito, conforme os organizadores, atraiu cerca de 1.100 visitantes, entre estudantes, professores e moradores das comunidades locais. A proposta do evento, segundo a diretora do MuHNA, Márcia Pascotto, é popularizar o conhecimento científico e estreitar o vínculo entre universidade e sociedade. “Nosso objetivo é despertar o interesse pela ciência desde cedo, mostrando que ela está presente em tudo ao nosso redor”, afirma.
A ação contou com apoio do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências), do Comitê de Bacia Hidrográfica Alto Araguaia, do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania, da UFMT e das prefeituras locais. O financiamento foi viabilizado por meio de agências do Governo Federal.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Com o encerramento da etapa itinerante, a IV SNCT Araguaia completa um ciclo iniciado em outubro do ano passado. Ao todo, foram visitados 12 municípios e atendidas mais de 30 escolas municipais, com a participação de aproximadamente 20 mil pessoas, afirma a organização do evento científico.
Pascotto adianta os planos para a próxima edição, para este ano: “o tema será os Oceanos. Vamos unir esforços com a Prefeitura de Barra do Garças e o MT Ciências para levar ainda mais conteúdos às escolas e à comunidade,” destaca.
