Sem recursos, atletas do Campus Araguaia promovem rifas para participar de jogos universitários em Vitória


Esporte


Agência Focaia
Redação
Marcos Filho


Jogadores de basquete da atlética Abdução, da Universidade Federal de Mato Grosso do Araguaia em 
preparação para os jogos nacionais no estado Capixaba - imagem: reprodução.

Atletas do time de basquete da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), realizam ações para arrecadação de recursos objetivando viagem à Vitória (ES), onde participarão do campeonato universitário nacional de 2019, que será realizado entre os dias (18 a 25) de agosto, na capital do Espírito Santo.

O time representante do Campus Araguaia, Abdução saiu campeão dos Jogos Universitários Mato-grossenses (JUMs), disputados em Cuiabá, no mês de maio, onde contou com a participação de outras faculdades privadas e universidades públicas do Estado, dentre elas, Rondonópolis, Sinop e Cuiabá.

Na busca de recursos, os atletas de basquete da atlética Abdução promoveram no final de junho a venda de pizzas dentro e fora do espaço acadêmico da (UFMT). Além de uma rifa, no valor de 5 reais, valendo como prêmio uma camiseta da marca Nike, que será sorteada no dia 05 de agosto.

O dinheiro arrecado por meio dessas ações servirá para cobrir emergências dos atletas, como primeiros socorros, medicamentos, além do translado e demais despesas que possam vir a surgir ao longo da viagem. 

A universidade manifestou aos atletas dizendo não haver verbas para custear toda a viagem.

A pró-reitoria do campus se dispôs a conceder alimentação, hospedagem e o pagamento do técnico, para os atletas. Já a federação de Mato Grosso disponibilizou transporte, mas com saída de Cuiabá com destino à capital capixaba.

De acordo com um dos membros do time de basquete, João Pedro Donadel, os atletas do Araguaia estão “correndo atrás de apoio financeiro na cidade", mas por enquanto não conseguiram "nada de significativo". Ele avalia que, como se mostra o cenário, os próprios jogadores deverão tirar dinheiro do bolso e garantir participação nos jogos nacionais.

“Que por sinal leva o nome da Universidade para o país, pela atuação nos campeonatos”, reclama Donadel.

Os atletas de basquete da Abdução possuem página na rede social, Instagram @bbteamaraguaia, voltada para o seus torcedores, onde postam as ações realizadas pelo time, além das participações em campeonatos.