Pesquisadores do curso de enfermagem da UFMT Araguaia selecionam gestantes para acompanhamento de pré-natal

Saúde pública 
 
Agência Focaia 
Redação 
Barbara Argôlo

Objetivando a melhora da assistência pré-natal prestada às gestantes de Pontal do Araguaia, grupo de pesquisadores da UFMT Araguaia seleciona mulheres que queiram participar, como voluntárias deste trabalho. Professora e acadêmicos se propõem a acompanhar exames de pré-natal de grávidas inscritas nas atividades, com atenção à epidemia da Síndrome Congênita do Zika Vírus.

O projeto "Sementinha, Gestação e Zika Vírus" é realizado pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA). As atividades são coordenadas pela professora pesquisadora Queli Lisiane Castro Pereira, acompanhada por grupo composto de 11 acadêmicos, sendo nove estudantes de graduação e duas doutorandas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG).

O projeto possui 10 anos de existência, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e visa contribuir com a saúde pública da cidade de Pontal do Araguaia (MT), em acompanhamento das gestantes do município.  
As mulheres grávidas interessadas em participar da atividade receberão visita pesquisadores, os quais apresentam um questionário a ser respondido e posteriormente oferecem orientações sobre o Zika vírus.
As gestantes interessadas em se voluntariar, devem entrar em contato através do e-mail sementinhacua@hotmail.com ou pelo telefone (66) 9 9240-2904.