Projeto Colabora para o Ensino da Língua Inglesa dentro da UFMT Araguaia

Proficiência em línguas

Agência Focaia
Redação
Suzana Ataíde

O domínio de outra língua é uma das preocupações do universo acadêmico, e vem mobilizando projetos de ensino de idiomas nas universidades brasileiras. No Campus Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso, um projeto de ensino da língua inglesa está em plena atividade, com um grupo de estudos. A responsável pela iniciativa é a estudante do curso de jornalismo, Luana de Oliveira, que se reúne semanalmente com estudantes do campus, é ela que leciona.

Início                                    

No início as reuniões ocorriam dentro da biblioteca do campus, com um grupo de seis alunos. Segundo Luana todos interessados eram estudantes que viam a necessidade de aprender a língua inglesa para conseguir boa colocação no mercado de trabalho. A acadêmica é autodidata, e decidiu criar uma turma pequena, todos amigos, e desta forma iniciou as aulas.

Luana Oliveira diz que “a intenção é fazer com que os alunos, aprendam em conjunto, e atinjam o nível para fazer a prova de proficiência da UFMT e passar”.

A Diretora de extensão Eloísa Oliveira Lima, que se tornou coordenadora do projeto sugeriu para a aluna que fizesse dessas aulas um projeto de extensão voltado para toda a comunidade. Atualmente o grupo segue aberto, como uma atividade de extensão, aos acadêmicos e comunidade. Possui cerca de 15 a 20 alunos frequentando regularmente as aulas. A frequência às aulas deve ser de 75% para receber o certificado e a única condição para participar é o interesse do estudante.

Um dos primeiros participantes do projeto, Daniel Cipriano, estudante do curso de Geografia diz que “Aprender inglês para minha área colabora de diversas formas, já que a maioria dos softwares usados em cartografia são neste idioma”. Nesse sentido, segundo ele, é vital aprender a língua inglesa para ter boa colocação em área de atuação.

As reuniões acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras das 15h30 às 17h30, na sala 107, no Campus Universitário do Araguaia (CUA), na Unidade de Barra do Garças.