Em Mato Grosso, 59 municípios não alcançam média no Ideb



Números da Educação


Elayne Mendes


Os 141 municípios mato-grossenses que passaram pela última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 59 não alcançaram a média estipulada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que 41,8% dos alunos do 9º ano (8ª série) tiveram um desempenho abaixo do esperado. Em contrapartida, quando se trata de alunos do 5º ano (4ª série), 126 cidades do Estado superaram a média proposta para o ano de 2015.

Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vê dados como positivos e tem expectativa de melhorar as médias na próxima edição, em 2017.

De forma geral, alunos que cursam o 5º ano em escolas públicas superaram as médias estipuladas pelo Ideb em 2013, quando foi realizada a penúltima avaliação. As notas ficaram entre 2,9 e 6,4, sendo a primeira atribuída ao município de Nova Nazaré (269 km a Leste) e a última a Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte). A nota que o Ideb estipulou para estes alunos, para 2015, era de 4.9 e Mato Grosso a superou, chegando a 5.5.

Os índices superiores a 90% colocaram o Estado entre as cinco unidades federativas em que o conjunto de municípios superou as expectativas.

A média estipulada para os alunos do 9º ano foi de 4.2 e também foi superada, registrando o índice de 4.5. Entretanto, ao analisar as médias dos municípios de forma isolada, 59 não alcançaram a marca estabelecida, permanecendo na nota de 2013 e, em alguns casos, regredindo.

De acordo com o Ideb, no ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano do ensino fundamental), Mato Grosso superou a meta estabelecida que era de 4.3, chegando a 4.6.

Segundo o levantamento, a rede municipal detém mais de 80% da matrícula pública nos anos iniciais do ensino fundamental e, por isso, a análise dos resultados desta rede é tão importante. Neste caso, no país, são mais de 5 mil sistemas de ensino responsáveis pela oferta desta etapa.

O Ideb aponta para uma relevante melhoria em todo o território brasileiro, ressaltando as regiões Sul e Sudeste. Em se tratando da região Centro-Oeste, Mato Grosso ficou em segundo lugar, com 119 municípios superando a média estipulada.