Chamada de trabalhos: Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC) Nº 5


O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho/Universidade do Aveiro, abriu chamadade trabalhos para Número temático: Género — Contributos para uma Compreensão Efetiva das Mudanças. 

Nos últimos 20 anos, as relações de género e a forma como são experienciadas, representadas e consubstanciadas em práticas, sofreram mudanças profundas, um processo cujos significados e significâncias sociais e culturais urge compreender de forma mais aprofundada e efetiva, particularmente no que diz respeito às dinâmicas de poder e de controlo envolvidas, e ao espaço dos países de expressão portuguesa.

Tendo como pano de fundo estas reconfigurações e interesses, a Revista Lusófona de Estudos Culturais convida à submissão de artigos que, numa lógica inter ou transdisciplinar, concorram para uma discussão crítica sobre assuntos relacionados com género, poder, ideologia, imaginário, identidade, subjetividade, discurso e representação, em diversos contextos políticos e contextos socioculturais (e.g. média, publicidade, cinema, música, fotografia, artes, literatura, moda, educação, ciência, saúde, práticas quotidianas).

Este quinto número da RLEC aceita ensaios e artigos baseados em pesquisa empírica. Dá prioridade a artigos que explorem os seguintes subtemas:

- Interseccionalidade (e.g. etnia, classe, sexualidade, geração, idade, nacionalidade, religião)
- Diáspora e migração transnacional
- Maternidade e escolha
- Envelhecimento ou ageísmo
-
 Lazer e ócio
- Invisibilidade e hipervisibilidade
- Hibridez e fragmentação do sujeito feminino pós-colonial
- Construção da fronteira humano-animal
- Corpos, sexualidades e desejos
- Corpo perfeito (im)perfeito
- Transformações do corpo humano
- Espaço e espacialidade
- Lugar, experiências de pertença e sentido de comunidade
- Culturas do trabalho
- Cultura visual e performance
- Cultura das celebridades
- Normalidade e desvio
- Poética e estética da alteridade
- Formação de hierarquias
- Processos de empoderamento (ou capacitação) e de controlo

Os artigos podem ser submetidos em Inglês ou Português, até ao dia 16 de fevereiro de 2015, na plataforma da Revista Lusófona de Estudos Culturais.

Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos seleccionados deverão assegurar a tradução do respetivo artigo, cabendo aos editores a decisão final sobre sua publicação.

Prazo para a submissão:  16 de fevereiro, 2015
Notificação de aceitação6 de abril, 2015
Submissão dos manuscritos revistos: 30 de abril, 2015
Submissão dos manuscritos revistos em Português ou Inglês:25 de maio, 2015