Quebrando preconceitos: Loja cheia para venda de maconha legalizada



Por Sergio da Motta e Albuquerque em 07/01/2013 na edição 780 do Observatório da Imprensa


Enquanto o New York Times acompanhava de perto o que acontecia no Colorado, depois que esse estado americano anunciou a liberação da compra, uso e cultivo limitado de pés de cannabis, The Economist(21/12/2013) já havia escolhido o Uruguai como “o país do ano”, graças à aprovação do casamento gay e ao ousado experimento do país de José Mujica com a legalização do uso recreacional da maconha. Em 2014, o Uruguai vai procurar desconectar o mundo dos usuários de marijuana do universo das drogas pesadas. O presidente uruguaio não é bobo e chama as novas leis de regulação do uso recreativo da maconha de “experimento”.
Nos Estados Unidos, no Colorado, as filas davam voltas ao quarteirão no primeiro dia do ano em Denver, descreveu o New York Times (1/1):
“Eles estavam entre as centenas de turistas e residentes de todo o Colorado que fervorosamente participaram da primeira venda da maconha recreacional regulada pelo estado. Eles entraram em 40 lojas, do centro de Denver a resorts de esqui, apresentaram suas identificações e em uma simples transação fizeram parte do que os partidários saudaram como um histórico abandono das leis de drogas focadas em punição e proibição.”
O editor de marijuana do Denver Post, Ricardo Baca, apresentou um novo site: é o The Cannabist (o expertem marijuana, segundo o Urban Dictionary). O trabalho de Baca foi comentado na edição 777 desteObservatório (ver “O editor de maconha“). Ele criou a página no final de 2013. É um blog do Denver Postcom endereço próprio na web, excelente layout, assuntos de interesse dos usuários de cannabis, receitas para os esfomeados, dúvidas de leitores, sugestões e notícias. E mais política, crimes, negócios, política local e internacional. Um ótimo trabalho de imprensa virtual feito por um editor do jornal que teve um papel fundamental na liberação do uso recreativo da marijuana no Colorado.
Leia a íntegra.