Novo livro - Mídia e religiões: A comunicação e a fé em sociedades em midiatização


Mídia e religiões: A comunicação e a fé em sociedades em midiatização (Editora Unisinos/Casa Leiria, 2013)
Pedro Gilberto Gomes, Antonio Fausto Neto, Moisés Sbardelotto e Thamiris Magalhães de Sousa (orgs.)

Com o desenvolvimento cada vez mais acelerado das mídias – impressas, radiofônicas, televisivas e em especial digitais – e de suas possibilidades comunicacionais, a midiatização da sociedade torna-se um fenômeno instigante para a pesquisa. Dentro desse contexto, as religiões, em suas mais diversas denominações, são um foco especial para o estudo comunicacional das sociedades contemporâneas.

Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCom-Unisinos), em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos - IHU, a 1ª Jornada de Mídias e Religiões: “A comunicação e a fé em sociedades em midiatização” realizou um debate em outubro de 2012, no câmpus da Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, entre pesquisadoras/es e estudantes, a partir do olhar comunicacional, sobre os desafios e possibilidades da interface mídias e religiões em diálogo com as sociedades contemporâneas.

Este livro eletrônico, resultado dos debates realizados nessa jornada, quer contribuir com a reflexão e a análise da semântica das religiões – entendida especificamente como os sentidos religiosos em circulação comunicacional nas diversas mídias – em diálogo com as mulheres e os homens da sociedade contemporânea.

O livro conta com 27 artigos divididos em quatro partes temáticas –Ambiente Digital e ReligiõesCulturas, Sociedades e Religiões;Imagens e Religiões; e Imprensa, Jornalismo e Religiões – e quer, assim, contribuir com um debate que vem se ampliando no cenário brasileiro, promovendo reflexões e análises a partir das mais diversas contribuições do pensamento contemporâneo, centrado, como foco de análise, na interface entre mídias e religiões.

A obra também apresenta o prefácio do Prof. Dr. Pedro Gilberto Gomes SJ e um artigo inédito do Prof. Dr. Pe. Antonio Spadaro SJ (La Civiltà Cattolica / Pontificia Università Gregoriana, Itália).

O livro já está disponível na Amazon (http://goo.gl/mMqbdg) e nas demais livrarias eletrônicas.