Diversidade sexual no retorno da Sessão Curta ao Sábado


As possibilidades de encontro e afetos entre pessoas que se conhecem em ocasiões improváveis são o mote de dois filmes que retomam as atividades do projeto de extensão da UFMT “Sessão Curta ao Sábado”. “Ópera curta” e “Elvis e Madonna”, ambos de Marcelo Laffitte, são atrações deste sábado (16), às 18h, no Auditório do Centro Cultural da UFMT. A programação será finalizada com a exibição do curta-metragem mato-grossense “Caio André”, de Luiz Marchetti, seguida de bate-papo com realizador e personagem do filme. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 16 anos.

Desde 2009, a “Sessão Curta ao Sábado” exibe curtas e longas-metragens de diferentes cinematografias, privilegiando o cinema autoral, independente e experimental, usualmente distante das salas de exibição comerciais do Estado. Em 2013 as exibições acontecem mensalmente e integram o Programa de Extensão Cinematografando, realizado pelo Cineclube Coxiponés e organizado por estudantes e professores do curso Comunicação Social da UFMT, habilitação de Radialismo.

“Elvis e Madonna”

Elvis (Simone Spoladore), codinome de Elvira, é uma jovem e talentosa fotógrafa que começa a trabalhar como entregadora de pizza para sobreviver. Em sua primeira entrega ela conhece Madona (Igor Cotrim), um travesti que sonha em montar um espetáculo de Teatro de Revista, mas acaba tendo suas economias roubadas por seu amante João Tripé.
A partir desse encontro inusitado, elas se tornam grandes amigas, dividindo muitos problemas e algumas alegrias. Elvis se define como “entendida” enquanto Madona é quase uma mulher. Mesmo com tantas diferenças elas descobrem que o coração não conhece estereótipos, e o que parecia improvável acontece. A história de Elvis e Madona emocionou plateias de cinema no mundo todo, arrematando mais de 30 prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais.

“Ópera Curta”

Rio de Janeiro, Parada Gay, três personagens se encontram na multidão. O que elas buscam? “Em Ópera curta, Marcelo Laffitte consegue a proeza de encenar um triângulo amoroso entre duas mulheres e um travesti, criando um contraponto dramático à celebração que acontece no entorno. O curta é dedicado a Elvis e Madona, personagens-título do longa que o diretor faria cinco anos depois” (Carlos Alberto Mattos – Programadora Brasil).

Atração local e debate

Finalizando as exibições, será apresentado o curta “Caio André” (2011, 7 minutos), de Luiz Marchetti, produzido em Mato Grosso. O filme aborda temas relacionados à diversidade sexual: preconceito na família e na escola através das questões de um jovem cuiabano.
“Caio André” faz parte do projeto “Por que a gente é assim”, organizado pela Matizar Filmes, produtora do Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio de melhor curta no Festival Olhares do Pantanal (Cáceres/MT), prêmio Filme MuBE, do Museu Brasileiro de Escultura de São Paulo, e foi exibido em rede nacional pelo Canal Futura.
Luiz Marchetti, realizador do filme, e Caio André, personagem-tema, estarão presentes após exibição para bate-papo com os participantes da “Sessão Curta ao Sábado”. 
Sobre o projeto

Saiba mais sobre a programação no blog www.cinecoxipones.com.br. As exibições da Sessão Curta ao Sábado são realizadas a partir dos Acervos do Cineclube Coxiponés, Programadora Brasil e Ancine. A ação conta com a chancela do Conselho Nacional de Cineclubes, do Programa Cine Mais Cultura/Minc da Adufmat – Associação dos Docentes da UFMT.

As exibições acontecem no Auditório do Centro Cultural da UFMT, que conta com ambiente climatizado. O Auditório está localizado na Rua 1 (entrada pela Avenida Alziro Zarur, s/nº, ao lado da Caixa Econômica), Bairro Boa Esperança. Mais informações: (65) 3615.8377 (Cineclube Coxiponés/UFMT).

Serviço
O quê: Sessão Curta ao Sábado 2013, com exibição do curta “Ópera Curta” e do longa “Elvis e Madonna”, ambos de Marcelo Laffitte, seguido de exibição de “Caio André”, de Luiz Marchetti, com bate-papo com Marchetti e Caio André, personagem do filme.
Quando: Sábado (16 de março), às 18:00
Onde: Auditório do Centro Cultural da UFMT
Classificação indicativa: 16 anos