Alunos da UFMT são finalistas do Prêmio Mato-Grossense de Jornalismo


Os alunos do quarto e sétimo semestre do curso de Comunicação social, habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, Gabriel Soares e Thaisa Pimpão, são finalistas do 2º Prêmio Mato-grossense de Jornalismo “Pedro Rocha Jucá”, categoria estudante. O prêmio é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de Mato Grosso (Sindjor/MT). A terceira finalista da categoria é Julia Graminho, que publicou reportagem no veículo impresso Revista Única. Esta edição do prêmio homenageia o jornalista Nelson Severino e a jornalista Dora Lemes, in memorian e tem como tema “Mato Grosso: Democrático, Social e Sustentável?”.

No prêmio concorreram reportagens publicadas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2012, nas categorias Impresso (Jornal e Revista); Rádio; TV; Internet (sites) e na categoria Estudante, na qual concorreram reportagens veiculadas em qualquer uma dessas mídias. A reportagem de Gabriel, “Cultivo que gera vida”, divulgada na revista online de jornalismo científico, “Fapemat Ciência”, abordou os sistemas agroflorestais. A revista é editada pela Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) da UFMT em parceria com a Fundação de amparo à Pesquisa de Mato Grosso. O graduando em Jornalismo espera que, caso ganhe o prêmio, esta seja uma forma de mostrar que o jornalismo científico é uma área que necessita de atenção. A reportagem de Thaisa, publicada no portal de notícias HiperNotícias, abordou o despejo irregular de famílias do Jardim Humaitá I, ocorrido em julho do ano passado na região do Coxipó da Ponte, em Cuiabá.
A cerimônia de entrega do Prêmio será hoje (22), às 20h, no salão da Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam). O vencedor de cada categoria concorre ao Grande Prêmio Nelson Severino, além do valor de mil reais.

Confira as reportagens concorrentes ao prêmio: