Alunos e professores da Unic trabalham em agência experimental do CBJA

Por Patrícia Kolling e Douglas Carvalho

Alunos e professores da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Cuiabá (Unic) participaram do 3° Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA-2010), que aconteceu em Cuiabá, no Centro de Eventos Pantanal, de 18 a 21 de março. São cerca de 15 alunos de diversos semestres que integraram a Agência Experimental do Congresso. Parte da cobertura do evento foi feita por estudantes e revisada por duas repórteres especialistas na área, além de contar com apoio das docentes da instituição. As atividades realizadas foram desde matérias para o site, assessoria de imprensa, fotos até alimentação do twitter. Estimular discussões, pesquisa e produção acadêmica na área ambiental foi a proposta do evento. Assim como, contribuir para o debate sobre o desenvolvimento sustentável do meio ambiente.

Produzir material de qualidade, de acordo com Elaine Alves, 21, aluna do segundo semestre de Jornalismo, foi a meta principal. Ela avalia o evento como uma forma de adquirir experiência, aumentar o número de contatos, especialmente com os veteranos da área. "As matérias para o blog e o twitter do CBJA dão uma noção maior de como funciona uma assessoria de imprensa", ressalta. As pautas e matérias dos alunos do segundo e terceiro semestre fazem parte da disciplina de Técnicas e Gêneros Jornalísticos, ministrada pela professora Juliana Velasco.

A mestre em Comunicação Social Patrícia Kolling da Unic em co-autoria com Carine Massierer apresentou, no primeiro dia do Congresso, artigo científico com o tema " Da produção ao consumo das notícias ambientais". O pesquisador Gibran Lachowski, que até dezembro integrava a equipe de docentes da Unic, também contribuiu com a comissão de Comunicação Científica.

Foto: Francieli Cela.