Breve História

A criação do blog surgiu, em agosto de 2009, como proposta servir como base operacional para uma “Agência Júnior de Jornalismo FocAia”, que nos dias atuais sofreram mudanças no projeto, em virtude da adequação acadêmica.

O nome surgiu por meio da junção das palavras: FOCA+ARAGUAIA. 

"Foca" nas redações dos jornais quer dizer estudante de jornalismo ou jornalista em início de carreira. "Araguaia" porque o Campus Universitário do Araguaia, localizado em Barra do Garças, fica na região conhecida como Vale do Araguaia. 

Assim, surgiu a “Agência Júnior de Jornalismo do Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT”, projeto de extensão coordenado pelo jornalista e prof. Alfredo Costa, então, professor assistente da UFMT/Araguaia. O docente é também membro do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ciberjor/UFMS).

No entanto, ao longo do tempo, com a transferência do prof. Alfredo Costa para outra instituição de ensino superior, e, com a necessidade de dar a sequência ao projeto, o prof. Dr. Antonio S. Silva passa a coordenar às atividades jornalísticas laboratorial, conjuntamente com os alunos de Jornalismo do Campus Araguaia UFMT/CUA, no ano de 2016.

Embora, mantendo as características originais do blog, para adequação na oportunidade, o projeto deixa a proposta de Agência Júnior e passa a Agência de Jornalismo Focaia, com atenção à cobertura jornalística, de maneira específica, resguardada na relação teoria e prática, dentro das atividades ensino-aprendizagem.