10 anos de geografia na UFMT/CUA: evento de comemoração relembra a trajetória do curso

Evento

Agência Focaia
Redação
Júlia Tinan


Comissão organizadora do evento de Geografia faz uma parada ao final da primeira 
reunião de planejamento das atividades. Foto: Will Campos.


O curso de Geografia da UFMT, Campus Araguaia, comemora 10 anos de fundação no mês de novembro. O Evento que ocorrerá nos dias 11 e 12 do próximo mês, como destaca os organizadores, tem o intuito de promover uma interação entre estudantes, técnicos e professores.

De acordo com o professor Victor Santos, “no dia 11 terá uma oficina e um minicurso, a oficina sobre foguete de garrafa pet, vai trabalhar sobre educação ambiental. E o minicurso é sobre ensino de geografia”.

No mesmo dia haverá mesa-redonda que tratará da temática: “Curso de Geografia Araguaia: histórias, desafios e perspectivas para a próxima década”, momento reservado para relembrar a história do curso. Os convidados para esta mesa são o professor da UFMT/CUA, Sandro Cristiano de Melo, que participou na implementação do curso no Campus, o professor  Alexandre Santos, e com mediação da professora Antônia Viana.

No dia 12 a programação continua durante o dia com mais uma oficina com o tema: "Ensino de geografia por meio de aplicativos e maquetes: aprender conceitos astronômicos e geológicos na geografia escolar pode ser divertido". E minicurso: "Encarceramento de mulheres em Barra do Garças - MT." À noite de encerramento do evento, ocorre mesa-redonda com o tema "O papel da geografia na Sociedade".

Victor Santos, professor egresso do curso de geografia, na sua época de estudante participou do Centro Acadêmico, ajudou na organização de eventos e relembra as muitas viagens com o curso, que além das atividades acadêmicas na sala de aula, tiveram importância como complemento para sua formação universitária e chegar à docência.

“A geografia me proporcionou conhecer muitas cidades e estados do Brasil, viajei para muitos locais para eventos e aulas de campo.”

Victor destaca como a graduação proporciona uma transformação quanto cidadão, trazendo consciência política e sensibilização cultural. “A graduação faz isso com a gente, amplia suas ideias, quebra paradigmas, quebra preconceitos”.

Agora sendo professor no Campus onde se formou, Santos afirma que tenta utilizar tudo que aprendeu e ser um objeto de mudança em sala de aula.

As inscrições para participar do evento são gratuitas e abertas para toda comunidade interna e externa da região, e podem ser realizadas até o dia 10 de novembro.

Os organizadores também realizam apuração histórica sobre o curso, estudantes ingressantes e egressos do curso podem participar respondendo um formulário. Para realizar inscrição no evento ou responder o formulário acesse o site https://www.even3.com.br/geo10anos/