Por falta de pagamento, UFMT fica sem energia nesta terça-feira

Universidade

Agência Focaia
Redação
Barbara Argôlo

Campus Araguaia segue sem previsão de retorno das atividades nessa terça-feira

No início desta terça-feira, 16, a Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças e Pontal do Araguaia foram surpreendidas pelo corte de energia. 

Nesta semana, a imprensa mato-grossense havia noticiado sobre a notificação do campus de Cuiabá e, consequentemente, do risco de corte, caso não fossem regularizados os pagamentos pendentes junto à Energisa, concessionária de energia de Mato Grosso.

Em março deste ano, o governo federal anunciou um bloqueio de 30% dos repasses as universidades públicas. Na época a reitora da instituição, Myrian Serra, declarou que a universidade só teria condições de funcionar até o mês de julho caso os cortes não fossem revistos pelo governo.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Campus Cuiabá, emitiu comunicado informando que a universidade, por meio da Secretaria de Infraestrutura, confirma o corte nesta manhã, e informa que "segue em negociações com a Energisa para o estabelecimento de energia. No total, estão em abertas seis contas, sendo quatro de 2018 e duas de 2019.”

De acordo com a instituição haverá agora à tarde uma reunião interna para deliberação sobre o corte e viabilização de acordos com a concessionária de energia, para depois publicar pronunciamento oficial da universidade.

Segundo a assessoria da UFMT, até o momento não há previsão de retorno da energia. No Campus Araguaia, as atividades seguem suspensas até o restabelecimento da energia elétrica.

A redação do Focaia tentou contato com a Concessionária de energia, a Energisa, com a pró-reitoria do campus Araguaia e assessoria do campus Cuiabá sem sucesso.