Configuração de rede local interna do Campus Araguaia é alterada para evitar oscilações no sinal de internet

Tecnologia

Agência Focaia
Redação
Barbara Argolo
               
                                                               Foto: Adailson Pereira
O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, (UFMT/CUA), identificou um dos possíveis motivos para a frequente queda ou oscilação do sinal de internet no campus. A configuração dos aparelhos celulares e notebooks apresentou problema de recepção de sinais da rede, o que poderia causar dificuldade de acesso de toda a comunidade acadêmica.

Para solucionar a questão, os profissionais da área de informática da universidade reconfiguraram o chamado proxy de todos os equipamentos, o qual serve como uma espécie de “senha” para acesso ao sinal de internet, em todo o campus, unidade de Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Desta maneira, a comunidade acadêmica deverá substituir o antigo endereço codificado em 10.0.16.1 pelo endereço internet.cua.ufmt.br, mantendo a mesmo número de porta 3128

De acordo com o analista de tecnologia da informação José Vitorino Junior, como houve aumento no fluxo de alunos, muitas dúvidas surgiram acerca da utilização da internet, acarretando a configuração incorreta do proxy, como consequência, queda e oscilação do sinal de internet do campus.