Abdução realiza um final de semana esportivo para as atléticas da UFMT/CUA

Jogos acadêmicos

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira


     Foto: Adailson Pereira

A primeira Copa Abdução terá início hoje (2), às 17h30, no ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), na unidade de Pontal o Araguaia. Serão três dias de competições, com duas modalidades esportivas disputadas, o vôlei misto e o futsal masculino. O torneio esportivo é organizado pela Atlética Abdução, que representa as demais atléticas da instituição. 

Para a realização do evento, a UFMT/CUA contribuiu com a liberação do ginásio da unidade de Pontal do Araguaia, ficando a organização na responsabilidade da diretoria da Abdução, com ajuda das outras atléticas. Os jogos serão disputados hoje, no ginásio da UFMT. No entanto, amanhã  (3) e domingo (4), a competição terá como sede a quadra da Escola Coopema, no bairro Cristino Cortes, na cidade de Barra do Garças (MT). 

As inscrições das equipes para os jogos se encerraram dia 22 de janeiro. A entrada para assistir os jogos será no valor de 10 reais.

Em geral, doze atléticas confirmaram presença na modalidade futsal masculino, e oito no vôlei misto, totalizando 184 atletas inscritos nas duas modalidades. Segundo o acadêmico do curso de Direito e diretor geral da Atlética Abdução, Olimpio Ferreira da Silva Neto, a proposta era realizar um evento barato, com muitas equipes e participação da torcida, porém dentro das possibilidades financeiras. 

“Nossa gestão encerra nesse mês; e nós queríamos terminar nosso mandato realizando um torneio esportivo para que todos pudessem participar”, analisa. Os confrontos entre as atléticas estão disponíveis no Facebook.

De acordo com Neto, a escolha das duas modalidades ocorreu por meio de votação entre  as atléticas do campus.

O torneio supre a ausência dos jogos Intercursos, que não são realizados na instituição desde 2016. Segundo o diretor da abdução, a diretoria da atlética foi atrás de recursos junto à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), mas os projetos apresentados não foram aceitos.

Intercursos sem verba

Olimpio Neto relata que o auxílio financeiro para os jogos intercursos não veio por motivo de não aceitação da Procev  pelo relatório apresentado pela Atlética Abdução. A entidade universitária da UFMT “não atendia os requisitos para a liberação da verba”.  Segundo ele, no primeiro projeto apresentado o auxílio pedido foi de um pouco mais de 21 mil reais, tendo feito a documentação exatamente igual ao aprovado no último intercurso. Já no segundo projeto, o valor passou para 17 mil reais. A Abdução fez as alterações exigidas pela administração da universidade, porém, o prazo para pedir o auxílio teria sido encerrado. 

A UFMT/CUA recebeu no ano passado um valor acima de 100 mil reais destinado ao Auxílio Vivência, segundo informou o gerente de extensão e graduação do Campus Araguaia, Silvio Cesar Oliveira Colturato. Esse recurso vem da arrecadação de aluguéis de cantinas dentro da instituição, em conjunto com o recurso do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). 

De acordo com Colturato, o valor que seria repassado para a realização dos jogos intercursos, viria desse auxílio.

Segundo ele, a prioridade seria para os Jogos Universitários Mato-grossenses (JUM’s), realizado ano passado em Cuiabá (MT). O valor do auxílio vivência foi destinado à ajuda de custo aos atletas da UFMT/CUA, tendo em vista ótima posição das equipes do Campus na competição, com expectativa de um possível índice de classificação dos esportistas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) sediados em Goiânia.

Para a realização do projeto, Olimpio Neto revela que teve ajuda do pró-reitor, Paulo Jorge da Silva e do Silvio Colturato, “eles nos orientaram e tentou o possível a liberação da verba, mas não foi liberado, um evento desse tamanho, exige muito dinheiro”, diz. O gerente de extensão relata que a Gerência de Esportes de Cuiabá fez uma série de exigências, entre elas a segurança para os atletas e locais onde serão realizados os jogos, para poder liberar o auxílio.

“Foi recomendado que para a realização dos jogos tivesse um atendimento de uma ambulância durante as partidas, o que dificultou a vinda do auxílio”, analisa Colturato. Ele ainda diz que iria disponibilizar o valor de 20 mil reais para os jogos, mas sem a aprovação do projeto em Cuiabá, o valor que sobrou do auxílio vivência voltou para a União.

O auxílio vivência esse ano sairá até a primeira quinzena de março, conforme relata o gerente de extensão. Colturato relata assim que estiver sinalização de quantitativo desse auxílio, destinará uma quantidade para os jogos, “só não poso falar o valor exato, pois não sabemos quanto à instituição vai receber”. Já Neto, relata que a organização do futuro jogos intercursos vai ficar sob a responsabilidade da nova diretoria da agremiação esportiva do Campus, pois a direção da atual encerra neste mês. 

Programação dos jogos

- Sexta-feira (2): Ginásio UFMT, Pontal do Araguaia, das 17h30 às 22h30
- Sábado (3): Colégio Coopema, Barra do Garças, das 08h00 às 23h00
- Domingo (4): Colégio Coopema, Barra do Garças, das 09h00 às 20h00
- Entrada: 10 reais
- É proibida a entrada de menores de 18 anos. Será necessária apresentação de documento oficial com foto na entrada do evento.
- Não é permitido o ingresso com bebidas alcoólicas nas dependências da UFMT/CUA.
- Não será permitida a entrada de garrafas de vidro no evento.

Dúvidas e sugestões pelo e-mail: aaaunificadaufmt@gmail.com ou nos números: 66 99233-8463 e 66 99673-9143