UFMT está com inscrições abertas para mestrados e doutorados de 2017

Pós-graduação


Agência Focaia
Fonte – UFMT/ASCOM

http://rdc.org.br/wp-content/themes/html5blank-master/img/ufmt.pngUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou os editais de seleção para 2017 de 45 cursos de pós-graduação (38 mestrados e 13 doutorados). As inscrições foram abertas dia 1º de outubro (confira nos editais o período de encerramento para cada curso oferecido, em link abaixo). 

A universidade oferece cursos de doutorados em Enfermagem, Saúde Coletiva, Agricultura Tropical, Ciência Animal, Ciências da Saúde, Ciências Veterinárias, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Educação, Estudos da Cultura Contemporânea, Estudos de Linguagem, Física, Física Ambiental e História. 

Para o mestrado, nos editais publicados estão: Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Edificações e Ambientais, Saúde Coletiva, Agricultura Tropical, Antropologia, Ciência Animal, Ciências Ambientais (Sinop), Ciências da Saúde, Ciência de Materiais (Araguaia), Ciências em Saúde (Sinop), Ciências Florestais e Ambientais, Ciências Veterinárias, Direito Agroambiental, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Economia, Educação, Educação (Rondonópolis), Estudos da Cultura Contemporânea, Engenharia Agrícola (Rondonópolis), Ensino de Ciências Naturais, Estudos de Linguagem, Filosofia, Física, Física Ambiental, Geografia, Geografia (Rondonópolis), Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas (Araguaia), História, Nutrição, Política Social, Química, Recursos Hídricos, Sociologia, Zoologia, Zootecnia (Sinop).
Lançados também editais para o mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), mestrado profissional em Ensino de Física e para o Programa de Qualificação Stricto Sensu dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT (PQSTAE).

Vagas oferecidas

São oferecidas 639 oportunidades para 36 cursos de mestrado próprios, 40 para mestrado profissional em Matemática em Rede, 10 para mestrado profissional em Ensino de Física e 167 para 13 cursos de doutorado, em 38 áreas do conhecimento, mais 31 para o PQSTAE, num total de 887 vagas. 

Os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da UFMT são responsáveis pela quase totalidade da produção científica de Mato Grosso e pela docência e pesquisa na instituição.

Na pós-graduação, a instituição saiu de quatro cursos de mestrado, em 2000, para 22 em 2008, e 33 mestrados, 11 doutorados próprios e seis doutorados interinstitucionais em 2012. Atualmente, são 44 cursos de mestrado, 16 cursos de doutorados e 7 cursos em rede de mestrado e doutorado.

Outras informações na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, pelo telefone (65) 3313 7229 ou pelo endereço eletrônico propg@ufmt.br.