UFMT abre inscrições para curso de informática básica voltado à comunidade


Curso de Informática

Agência Focaia
Jessé Santos
  
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu inscrições para o curso de informática básica voltado para atender a comunidade da região, o qual tem como objetivo alcançar pessoas que nunca tiveram contato com computadores ou internet. O trabalho faz parte de projeto denominado Centro de Acesso a Tecnologia para Inclusão Digital (CATIS).

As aulas terão início no dia 15 deste mês com previsão de término no dia 23 de setembro, que serão realizadas  de segunda a sexta-feira, com duração de uma hora para cada encontro.  As fichas de inscrição, que são limitadas, podem ser retiradas e entregues no Centro de Tecnologia da Informação, na UFMT, Campus Universitário de Barra do Garças, até o próximo dia 13.

Apesar da importância do curso de informática básica, sem nenhum custo para os participantes, nem sempre há o número de inscritos ocupando todas as vagas ofertadas. Como descreve o responsável pelo projeto, José Vitorino Júnior, a maior dificuldade tem sido a divulgação, o que resulta em poucos estudantes em sala. Além disso, aqueles que se inscrevem nem sempre permanecem até o final das atividades. “Teve um curso aqui que terminou com quatro alunos”, reclama o coordenador.

Neste ano, o projeto já atendeu duas turmas, formadas por estudantes de escolas públicas da rede municipal de Barra do Garças.