Pesquisa e conhecimento
Agência Focaia
Luis Felipe Rodrigues
Para entender
os meios de comunicação, como o jornal, as revistas ou até mesmo uma obra
literária, é necessário que o pesquisador mergulhe fundo nas
palavras e sentidos das ideias escritas. Neste aspecto, os estudiosos da
chamada Análise do Discurso usam uma espécie de “lupa”, uma lente de aumento
para enxergar aspectos nem sempre visíveis aos leitores, daquilo que é pensado
e narrado por um ou mais autores.
Como o
texto tem o propósito de produzir, dar sentido a algo que se quer dizer (ideia,
ideologia), a partir das possibilidades que a gramática oferece, é possível
adquirir conhecimento sobre os seus leitores ao pesquisar as publicações das
mídias ou diversas obras. Embora este não seja um trabalho fácil, o caminho
da pesquisa já foi iluminado por importantes estudiosos,
dentre eles, Mikhail Bakhtin, Michel Foucault e John Thompson, quase sempre
citados nas discussões acadêmicas.
Assim, quando
professores e estudantes aprofundam nos seus ensinamentos ganham habilidade
para saber decifrar as estruturas de
interpretação de textos, portanto, mais fácil de ser compreendido, gerando
resultados importantes para a área acadêmica, no entendimento do pensamento humano e
ações sociais.
Com o objetivo de fomentar estas analises, o Grupo Limiar desenvolve na UFMT, Campus Araguaia, projeto interdisciplinar,
no qual promove discussões e estudos dos fenômenos da linguagem nos espaços
midiáticos, pedagógicos e clínicos e permite a discussão através do curso livre de “Introdução à Análise
de Discurso”. O projeto busca oferecer aos alunos e interessados a oportunidade
de conhecerem a metodologia de análise do texto (discurso), auxiliando no
desenvolvimento de habilidades nas pesquisas da área de Ciências humanas.
Iniciação
Científica
O
projeto que objetiva entender a linguagem midiática surgiu após reunião de
professores e acadêmicos de Linguística, Comunicação e Psicologia interessados
em desvendar o fenômeno da comunicação, considerando papel importante da leitura
no cotidiano social.
Deste modo, conforme os organizadores, o projeto busca aprofundar experiências na exploração e aplicação do método da Análise
do Discurso, de modo a acrescentar e reforçar novas perspectivas para a
compreensão da relação entre texto e leitor, na formação do comportamento
social. O grupo de pesquisa ganha força em decorrência da pesquisa do tema ser fundamental
nas áreas acadêmicas que têm a linguagem como base.
Segundo
o professor do curso de jornalismo e um dos responsáveis pelo projeto, Deyvisson
Costa, a Análise do Discurso permite interpretações a partir da língua e da
história, buscando reconhecer a historicidade de todo o enunciado. “É uma forma
de compreender como nos tornamos historicamente aquilo que somos, tendo em
vista os enunciados que socialmente produzimos”.
Além de
Costa, a docente do curso de letras, a professora Cristina Batista Araújo,
integra o projeto, como idealizadora e também coordenadora das discussões em
sala de aula com estudantes da UFMT.
Para os
interessados na pesquisa sobre Análise de Discurso, os encontros ocorrem no
Campus Universitário de Barra do Garças, na sala 206, entre 16h e 18h, sempre
às terças-feiras. O próximo encontro está marcado para o dia 9 de setembro.