Orientanda de pesquisador da UFMT, Campus Araguaia, é uma das finalistas do Prêmio Google



Pesquisa científica

Agência Focaia
Fonte – ASCOM

 
Foto - ASCOM
 http://www.ufmt.br/ufmt/site/userfiles/noticias/0d761f6a0104e535683eb0c68c2166b0.jpgA estudante do ensino médio, Kemilly Barros Virissimo (à direita na foto, tendo ao lado, o orientador Marcio de Andrade Batista), da Escola Estadual Professora Maria Lourdes Hora Moraes, de Barra do Garças, é uma das finalistas do Prêmio Impacto na Comunidade. O anúncio dos finalistas da América Latina foi feito na terça-feira(12). 

Criado pela Google Science Fair, o concurso tem como objetivo estimular jovens com idades entre 13 e 18 anos a criar soluções inovadoras por meio da Ciência, da Matemática e da Engenharia. 

A ideia da estudante é fabricar embalagens alimentícias sustentáveis, substituindo as bandejas de supermercado, usando o talo de buriti. Seu objetivo é popularizar o uso da planta pelo Brasil.Ela é uma das orientandas do professor Marcio de Andrade Batista, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia. 

Caso o seu trabalho seja o vencedor, ela ganhará uma ajuda de custo no valor de mil dólares e um ano de consultoria da Google para desenvolver seu projeto.

Concorrências

Kemilly Virissimo e outro estudante de Fortaleza são os únicos brasileiros finalistas do concurso, entre candidatos de 107 países. Seu projeto concorre, também, com outros três da América Latina para o prêmio que vai eleger o melhor da região. 

O vencedor de cada região, junto com seu orientador, será convidado para o evento “Finalistas Globais”, que acontece em setembro, em Mountain View, na Califórnia (EUA). Mas, além da premiação principal, haverá também um vencedor do Prêmio “Impacto Comunitário” para a América do Norte, América Latina, Oriente Médio e África, Ásia e Ilhas do Pacífico e um para Europa. 

A intenção é destacar projetos focados em solucionar problemas, com recursos naturais do lugar de origem dos participantes.

Em 2014, ela participou, juntamente com o professor Márcio, do Projeto Jovem Cientista com a receita de pão feito com castanha de baru e soro de leite.