Campus Araguaia, da UFMT em Barra do Garças, realiza Ciclo de Palestras sobre Literaturas Africanas de Língua Portuguesa


Literatura
Agência Focaia
Juliana Santana 

Na UFMT Campus Araguaia, será realizado hoje (22), a partir das 19h, o Ciclo de Palestras em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, cujo evento que faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Africanidades e descolonização. As apresentações de debates sobre a temática somente iniciam nesta sexta-feira, porém se estendem até o mês de dezembro. O objetivo é apresentar um panorama da atual produção literária dos países africanos de Língua Portuguesa, passando ainda pelo estudo da literatura de autoria feminina e pela crítica literária africana.

O ciclo de palestra, conforme a professora coordenadora do projeto Marinete Luzia Francisca de Souza, constitui-se como um espaço de amplo debate sobre o tema, com o qual se pretende estabelecer no Campus Universitário do Araguaia.

No período de debates ganha destaque, como ponto fundamental, as construções e representações literárias flagrantes nas negociações interculturais, que perpassam as literaturas de três países de língua portuguesa: Moçambique, Angola e Brasil (literatura afro-brasileira). Deste forma, os pesquisadores buscam dar atenção ao modo como o texto literário é organizado, neste processo de resistência e negociação, observando os elementos relacionados à literatura pós-colonial.

Como analisa Souza, desta maneira, o projeto "pretende-se compreender melhor o modo como as questões de identidade e fronteira surgem na literatura desses países, o que será feito a partir dos temas selecionados e abordados" e que exige ampla discussão e entendimentos.