Literatura
Agência Focaia
Juliana Santana 

Na UFMT Campus Araguaia, será realizado hoje (22), a partir das 19h, o Ciclo de Palestras em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, cujo evento que faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Africanidades e descolonização. As apresentações de debates sobre a temática somente iniciam nesta sexta-feira, porém se estendem até o mês de dezembro. O objetivo é apresentar um panorama da atual produção literária dos países africanos de Língua Portuguesa, passando ainda pelo estudo da literatura de autoria feminina e pela crítica literária africana.

O ciclo de palestra, conforme a professora coordenadora do projeto Marinete Luzia Francisca de Souza, constitui-se como um espaço de amplo debate sobre o tema, com o qual se pretende estabelecer no Campus Universitário do Araguaia.

No período de debates ganha destaque, como ponto fundamental, as construções e representações literárias flagrantes nas negociações interculturais, que perpassam as literaturas de três países de língua portuguesa: Moçambique, Angola e Brasil (literatura afro-brasileira). Deste forma, os pesquisadores buscam dar atenção ao modo como o texto literário é organizado, neste processo de resistência e negociação, observando os elementos relacionados à literatura pós-colonial.

Como analisa Souza, desta maneira, o projeto "pretende-se compreender melhor o modo como as questões de identidade e fronteira surgem na literatura desses países, o que será feito a partir dos temas selecionados e abordados" e que exige ampla discussão e entendimentos.


0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.