por João Canavilhas (Org.)
Colecção: Jornalismo
Ano de edição: 2014
ISBN: 978-989-654-144-6
Embora existam em todo o mundo centenas de publicações online do período pré-World Wide Web, foi o desenvolvimento deste novo meio que transformou para sempre o jornalismo. Entre as muitas alterações registadas destaca-se o aparecimento das versões web dos meios tradicionais, mas também o nascimento de publicações nativas. É neste campo que se inscreve a obra que agora apresentamos.

Em “Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença” estuda-se cada uma das particularidades que distinguem o jornalismo que se faz na Web dos que se fazem noutros meios.
Com essa finalidade foram convidados sete autores de sete países, tendo-lhes sido pedido um capítulo sobre cada uma das sete caraterísticas. Alguns trabalhos são versões atualizadas de publicações anteriores.

Índice
introdução - 1
Capítulo 1
Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas - 3
João Canavilhas
Capítulo 2
Multimedialidade: informar para cinco sentidos - 25
Ramón Salaverría
Capítulo 3
Interatividade: Definições, estudos e tendências - 53
Alejandro Rost
Capítulo 4
Memória: Jornalismo, memória e história na era digital - 89
Marcos Palacios
Capítulo 5
instantaneidade: efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção e distribuição - 111
Paul Bradshaw
Capítulo 6
Personalização: análise aos 6 graus - 137
Mirko Lorenz
Capítulo 7
Ubiquidade: o 7.o princípio do jornalismo na era digital - 159
John V. Pavlik
Autores - 185 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.