por João Canavilhas (Org.)
Colecção: Jornalismo
Ano de edição: 2014
ISBN: 978-989-654-144-6
Embora existam em todo o mundo centenas de publicações online do
período pré-World Wide Web, foi o desenvolvimento deste novo meio que
transformou para sempre o jornalismo. Entre as muitas alterações registadas
destaca-se o aparecimento das versões web dos meios tradicionais, mas também o
nascimento de publicações nativas. É neste campo que se inscreve a obra que
agora apresentamos.
Em “Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença”
estuda-se cada uma das particularidades que distinguem o jornalismo que se faz
na Web dos que se fazem noutros meios.
Com essa finalidade foram convidados sete autores de sete países,
tendo-lhes sido pedido um capítulo sobre cada uma das sete caraterísticas.
Alguns trabalhos são versões atualizadas de publicações anteriores.
Índice
introdução - 1
Capítulo 1
Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas - 3
João Canavilhas
Capítulo 2
Multimedialidade: informar para cinco sentidos - 25
Ramón Salaverría
Capítulo 3
Interatividade: Definições, estudos e tendências - 53
Alejandro Rost
Capítulo 4
Memória: Jornalismo, memória e história na era digital - 89
Marcos Palacios
Capítulo 5
instantaneidade: efeito da rede, jornalistas
mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção
e distribuição
- 111
Paul Bradshaw
Capítulo 6
Personalização: análise aos 6 graus - 137
Mirko Lorenz
Capítulo 7
Ubiquidade: o 7.o princípio do jornalismo na era digital - 159
John V. Pavlik
Autores - 185
- See more at:
http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/121#sthash.MvcQz6MP.dpuf