Organizadores disponibilizam versão digital de livro sobre comunicação pública


Organizadores do livro "Comunicação Pública em Debate: Ouvidoria e Rádio", os professores Fernando Oliveira Paulino e Luiz Martins da Silva, da Faculdade de Comunicação da UnB, disponibilizam a versão digital da obra aos interessados. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas por docentes e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com ouvintes e profissionais das rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Entre 2008 e 2012, a Ouvidoria da EBC contou com a participação de universitários no acompanhamento e no diálogo sobre a programação veiculada, além da produção semanal de mais de 250 edições do Rádio em Debate, programa pelo qual, semanalmente, ouvintes, pesquisadores e especialistas trocaram ideias sobre os conteúdos levados ao ar pelas emissoras da EBC.

À luz dos princípios da comunicação pública, o Rádio em Debatebuscou ser um espaço de reflexão de como o rádio deve tratar os mais variados temas. Dentre eles, educação, cultura, esporte, saúde, direitos humanos e critérios de seleção de conteúdos.

O trabalho foi amparado por Termo de Cooperação entre EBC e UnB, que previu a realização do livro. A publicação contempla o relato e a análise de resultados por parte de membros da Empresa: contracapa redigida por Ana Fleck, presidente do Conselho Curador da EBC, prefácio de Nelson Breve, Diretor-Presidente da Empresa, preâmbulo de Regina Lima, Ouvidora da EBC, e por entrevistas com Tereza Cruvinel, primeira presidente da EBC, e Laurindo Leal Filho, primeiro Ouvidor da Empresa.

A obra inclui subsídios para se pensar como deve ser uma ouvidoria antes de tudo focada nos interesses da sociedade. O envolvimento de uma instituição acadêmica trouxe para o contexto do livro mais que a estrita avaliação externa e independente de uma experiência: também resultou em artigos e trabalhos apresentados em congressos, nacionais e internacionais.

A publicação conta não só com testemunhos de ouvintes, gestores, profissionais e especialistas, mas também com o depoimento de José Eduardo Elias Romão, Ouvidor-Geral da União. O Comunicação Pública em Debate: Ouvidoria e Rádio ainda traz balanço das atividades realizadas através da síntese de monografia de conclusão de curso de Leonardo Barreiros Rocha (USP), cujo tema foi Rádio em Debate, programa resultante do acordo de cooperação.

O livro igualmente promove reflexões sobre práticas desenvolvidas em outros países e que podem servir de referência para a Ouvidoria da EBC. Na Colômbia, canais abertos de televisão adotam o serviço, conforme capítulo de Jairo Faria. Portugal e Espanha destacam-se por práticas em veículos públicos de radiodifusão, como pode ser observado no artigo de Madalena Oliveira (Universidade do Minho).