A comunicação empresarial atravessa um período de transição e de
incertezas, tendo em vista a emergência de novos conceitos (sustentabilidade,
governança corporativa, comunicação como inteligência empresarial) e a
necessidade de avaliação/redimensionamento de algumas práticas – o
relacionamento com a mídia, os processos de auditoria de imagem, a comunicação
interna, entre outras.
É preciso reconhecer que ainda falta à Comunicação Empresarial brasileira percorrer um longo caminho para consolidar o que se costuma dominar “Comunicação Estratégica” e “Comunicação Integrada”, atributos indispensáveis a uma comunicação moderna que efetivamente agregue valor aos negócios e às causas. Essa situação desfavorável persiste porque as culturas organizacionais, com raras exceções, continuam avessas ao diálogo, à participação autêntica, à divergência, à diversidade, à ética e à transparência.
A superação de alguns impasses nessa área passa, obrigatoriamente, pela
qualificação da formação dos comunicadores, pela consolidação do espírito
crítico, pela valorização da pesquisa e pelo comprometimento das organizações
com um projeto amplo de sustentabilidade (socioambiental e econômica).
Neste livro, Wilson da Costa Bueno apresenta tendências dessa área e
desenvolve análises para que se constitua um processo estratégico de sua implantação.