Qual é a cara da diversidade?


Rita Von HuntyEla é uma pin up, uma diva do glamourRita Von Hunty é DJ, apresentadora, modelo, manequim, dançarina, bailarina e garota da banheira do Gugu… brinks! Rita é a drag persona do Guilherme, esse gatinho do vídeo abaixo, que abre o projetoPerfil Diversidade, da USP.

Acompanhando a rotina desse “palhaço do mundo gay” nós somos confrontados com as contradições do próprio segmento, como o machismo que deseja eliminar qualquer traço de feminilidade dos homens. Como personalidades são coisas plurais, vemos a simbiose entre essas duas “pessoas” que existem dentro do Guilherme, que partilha a visão de mundo que ter uma drag lhe permitiu conceber, inclusive sobre o papel da mulher e da arte.
A série segue com outro Guilherme, a estilosa ruiva que estrela o vídeo. Menino ou menina? Por que manter esse nome masculino se a aparência é feminina? Guilherme coloca em pauta a fragilidade das definições de gênero e expõe, mais uma vez, a intolerância dentro da comunidade gay fascinada por uma assimilação através do binarismo macho/fêmea. O papel marginalizado da travesti também é discutido, num depoimento extremamente claro e livre de vitimização gratuita.
Tomara que a série tenha vida longa, já que nossa sociedade precisa conhecer as muitas faces da diversidade antes de entendê-la. Cabe à universidade ser um espaço de reflexão e educação, então é através de projetos como esse que fazemos um mundo um pouquinho mais tolerante.
Fonte: osentendidos