Jogos dos Povos Indígenas começam nesta sexta



Começa nesta sexta-feira (08) e segue até o dia 16 de novembro a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento será realizado em três pontos da Capital: na região do bairro Sucuri, no Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha) e na região do Coxipó e reunirá 48 etnias nacionais, além de 32 lideranças indígenas estrangeiras, de 16 países.

Idealizado pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena, esta edição é realizada pelo Ministério do Esporte em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT) e com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A programação tem início às 17h30, com a cerimônia de acendimento do fogo ancestral indígena, na região do Sucuri. A partir do segundo dia de atividades dos Jogos haverá abertura oficial e as disputas das modalidades esportivas.

Além disso, o evento contará com feira de alimentos indígenas, exposição, vendas de artesanatos, pinturas corporais, literaturas, ciclo de debates, apresentações culturais indígenas e folclores regionais.

A UFMT promoverá durante os jogos, a inclusão de toda a comunidade científica e acadêmica, como também o contato entre os povos indígenas participantes do evento com professores e alunos de escolas das redes municipal e estadual que receberam formação sobre a cultura indígena. Esse contato visa mostrar o valor dos povos indígenas brasileiros e debater o perfil do índio do século 21.

A professora Beleni Grando, que faz parte da organização dos Jogos, pela UFMT, chama a atenção da comunidade universitária que nesse período há quatro dias favoráveis para prestigiar os Jogos - a abertura do evento, que é nesta sexta-feira, às 17h30; sábado (09) e domingo (10); a sexta-feira, feriado de 15 de novembro, e outro sábado (16), no encerramento.
Fonte: UFMT

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.