O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e a Editora Insular estão lançando “O juro da notícia: jornalismo econômico pautado pelo capital financeiro”, de Paula Puliti. O livro revela as transformações ocorridas nas notícias econômicas a partir da segunda metade dos anos 1980, o que levou à substituição das tradicionais fontes de informação – empresários, produtores rurais, acadêmicos e sindicalistas – por um novo agente que surgia na cena nacional, o economista do mercado financeiro.

Versão da tese de doutorado da autora, o livro traz apresentação da professora Gislene Silva, que fez parte da banca avaliadora, e prefácio do jornalista e professor Bernardo Kucinski, que orientou o trabalho. “O trabalho de Paula Puliti mostra claramente o papel estratégico atribuído pelo capital financeiro ao jornalismo”, comenta Kucinski. “Revela a  paciência e a obstinação com as quais as instituições financeiras foram erguendo, de cabeça pensada, os meios de ocupação do espaço jornalístico, de indução das pautas e direcionamento das coberturas e do processo de criação de significados na cobertura econômica.”

Paula Puliti é jornalista, mestre em História Internacional pela London School of Economics e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Jornalista desde 1987, atuou em diversos veículos e nos últimos 17 anos vem trabalhando na Agência Estado, no jornalismo econômico.

Mais informações no site da editora (www.insular.com.br).

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.