Tendências Jornalísticas serão tema de debate no 4º Simpósio de Ciberjornalismo

Profa. Dra. Carla Schwingel participará do debate sobre as Tendências para Ciberjornalismo
Profa. Dra. Carla Schwingel participará do debate sobre as Tendências para Ciberjornalismo
“2020. Tendências Jornalísticas” será tema de debate durante o 4º Simpósio de Ciberjornalismo, promovido entre os dias 28 e 30 de agosto na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Participarão das discussões, que acontecem no dia 30, a partir das 19h, a professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Dra. Luciana Mielniczuk, da universidade Mackenzie, a Dra. Carla Schwingel, e o jornalista espanhol Mário Tascon, do sítio web 233 grados.
Schwingel é jornalista, mestre em Cibercultura e doutora em Ciberjornalismo no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA). Realizou pós-doutorado em Fotônica e Novas Mídias no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Desde 1995, desenvolve produtos e serviços para a internet, tendo em vista a arquitetura da informação e a elaboração de conteúdos para o ciberespaço. Ela é ganhadora do Prêmio Adelmo Genro de Melhor Tese em Jornalismo da SBPJor, em 2009, e autora dos livros “Ciberjornalismo”, “Mídias Digitais – Produção de conteúdos para a web” e organizadora de “Produção e colaboração no jornalismo digital”.
Mário Tascón é especialista em mídias digitais, redes sociais e novas narrativas. Co-autor do romance “O bastardo da Bíblia”, ele também é consultor empresarial e professor da fundação Gabriel García Márquez para o novo jornalismo Iberoamericano.
Luciana Mielniczuk estuda jornalismo digital desde 1995. Possui graduação em Jornalismo (1992), mestrado em Comunicação e Informação (1998), ambos pela UFRGS. Cursou doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea na UFBA (2003) e realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro (Portugal). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Atualmente, coordena o Grupo Jornalismo Digital e participa do GJOL (Grupo de Pesquisas em Jornalismo Online) da UFBA. Atua como colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação Midiática da UFSM, instituição em que atuou entre 2003 e 2011. É Diretora Científica da SBPJor e integrante da comissão editorial da revista Em Questão, da UFRGS .
O debate acontece no auditório do CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais) da UFMS. O evento é promovido pelo CIBERJOR/UFMS (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo).