Um jeito diferente de usar o Storify na cobertura online das manifestações

Por Alexandre Gonçalves (*)

Nesta semana de manifestações em todo o Brasil, o ND Online, site do jornal Notícias do Dia, fez uma cobertura online diferenciada na terça e na quinta, dias dos protestos pelas ruas de Florianópolis. Usamos o Storify, ferramenta para a criação de narrativas, como uma espécie de "central da cobertura", onde reuníamos informações em tempo real repassadas pelos repórteres do Grupo RIC (jornal, TV e rádio) e links para as reportagens especiais que estavam sendo produzidas para o site, além de agregarmos o conteúdo publicado nas redes sociais pelos manifestantes e por órgãos públicos como o Polícia Militar. Construímos um material consistente e diversificado, rico em conteúdo (texto e imagem) e que servirá de referência para as próximas coberturas.

Como fã do Storify, gostei muito da experiência de utilizar a ferramenta de uma maneira um pouco diferente. Como já destaquei outras vezes aqui no Coluna Extra, o Storify normalmente é usado como forma de criar uma narrativa pós-evento, pós-acontecimento. Ou seja, no caso das manifestações, o "certo" seria usar o Storify para mostrar como foi, mas no ND, usamos para contarcomo estava sendo, invertando inclusive a ordem cronológica com o fato mais recente no início da narração. E o impacto foi realmente positivo. Tanto que nos dois dias em que usamos o Storify a página com a cobertura foi a mais acessada do site. Iremos adotar a mesma estratégia sempre que necessário.


Para conferir as coberturas:

Manifestação em Florianópolis do dia 18

Manifestação em Florianópolis do dia 20

*Alexandre Gonçalves é formado em jornalismo pelo Curso de Jornalismo da UFSC (1994). Trabalha com Internet desde 2004, quando abriu seu próprio blog (Coluna Extra) e
passou a desempenhar a função de editor de conteúdo e de capa em sites como o Empreendedor, clicRBS e BipMe.tv. É também Gerente de Produtos de Internet do Grupo RIC e criador e editor do site Rock SC, a videoteca das bandas de Santa Catarina.
Via JW originalmente no blog Coluna Extra.