Facebook surpreende com várias modificações na página


Embora os boatos tenham espalhado que as novidades do Facebook seriam lançadas durante a conferência anual de desenvolvedores nesta quinta-feira, o site foi mais rápido. As funcionalidades e modificações já foram anunciadas. Desta vez, a empresa decidiu aplicar um novo formato para o feed de notícias da página dos usuários. Além disso, os internautas ganharam também um painel onde as notícias são atualizadas em tempo real.

O quadro “novidades” funciona de forma similar ao feed de notícias tradicional, mas de maneira instantânea. Já o painel principal foi atualizado de forma a selecionar as atualizações de forma diferente, filtrando aquilo que o site registra ter mais importância para o usuário. Portanto, quando você acessar o seu perfil, as novas postagens devem aparecer de acordo com a freqüência que o usuário visita o site. Por exemplo, se faz uma semana que você não acessa a rede social, primeiro deve aparecer um resumo das postagens do período. Mas se você entra na página várias vezes ao dia, serão exibidas as publicações mais recentes primeiro.


Estas modificações acompanham outras atualizações do site que vêm já há algum tempo, como a fixação do bate-papo no canto direito das páginas, o novo sistema de assinaturas e a reorganização dos amigos por “listas”. O que se especula na mídia é que estas alterações de layout tiveram seu lançamento adiantado para agir como reação à liberação da Google+ ao público. Outras novidades ainda podem ser anunciadas pelo Facebook durante a conferência, que acontece amanhã. A rede social divulgou um vídeo que explica em detalhes como utilizar as novas funcionalidades: