Blogueira cubana Yoani Sanchéz chega à Bahia

Sanchéz seguiu para Feira de Santana, onde deve ficar até a quarta.

Ao chegar ao aeroporto ela foi recebida por grupo pró-Cuba.


Blogueira cubana Yoani Sanchéz chega à Bahia (Foto: Egi Santana / G1)Ela chegou à Bahia, não falou com a imprensa e
deixou aeroporto por outro portão
(Foto: Egi Santana / G1)
A blogueira cubana Yoani Sanchéz chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, por volta das 8h50 desta segunda-feira (18). Ela foi recebida por um grupo de cerca de 30 manifestantes da União da Juventude Socialista. Ela deixou o aeroporto sem passar pelo saguão de desembarque e sem falar com os jornalistas.

Ao chegar ao Recife, onde desembarcou durante madrugada desta segunda, ela também foi recebida por um grupo de manifestantes pró-Cuba.
Após desembarcar na Bahia, ela seguiu de carro para a cidade de Feira de Santana, localizada a cerca de 100 km da capital baiana, com o amigo e cineasta baiano Dado Galvão, que a recepcionou no Recife. Após viagem pelo Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.
Yoani Sanchéz; bahia; manifestação aeroporto de salvador (Foto: Egi Santana / G1)Yoani Sanchéz é recebida por manifestantes (Foto: Egi Santana / G1)
"Cuba é um país que passa por uma série de dificuldades e Yoani nunca fala sobre isso. Ela é financiada por uma nação estrangeira para atacar seu próprio país. Nós defendemos o direito de qualquer cidadão do mundo em se expressar e fazer crítica no seu país. O que nós não concordamos é que ela receba dinheiro de um país estrangeiro para atacar o seu próprio país", disse o manifestante Caio Marques Botelho Ferreia, que faz parte do grupo socialista.
Yoani, que é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro.
Em Feira de Santana, ela vai assistir ao documentário 'Conexão Cuba - Honduras', de Dado Galvão, no qual ela é uma das entrevistadas. O filme retrata questões como violação da liberdade de expressão e dos direitos humanos. Em fevereiro de 2012 a blogueira teve pedido embargado para comparecer ao lançamento da produção. 
Na maratona da blogueira no Brasil, estão marcadas entrevistas coletivas, visita ao centro da cidade, encontro com jornalistas, tarde de autógrafos do livro "De Cuba com Carinho", além de um debate sobre a realidade cubana no ginásio de uma faculdade.
No dia 20 de fevereiro, ela deve retornar à capital baiana e conhecer o Porto da Barra e o Pelourinho. Nesse mesmo dia, ela segue para São Paulo.
O filme
Dado passou três semanas entre Cuba e Honduras para retratar as restrições políticas impostas por esses governos sobre liberdades, como a de expressão, no século 21. Yoani Sánchez, que é autora do blog "Generación Y", é uma das personagens principais, junto a Reinaldo Escobar, seu marido, além das Damas de Branco e do Conselho dos Ativistas dos Direitos Humanos.
A produção conta a história de Esdras López, jornalista do Canal 36, portal noticioso de Honduras que teve o trabalho cerceado durante o golpe militar ocorrido em setembro de 2009.
Via G1