Professora do curso de Letras da UFMT Araguaia lança hoje em Goiânia livro sobre 'relações de saberes na escola'


Livro

Agência Focaia
Redação
Barbara Argôlo




Ocorrerá hoje (23) o lançamento do livro “Discurso e Cotidiano Escolar, Saberes e Sujeito”, escrito pela Professora e Doutora do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, Cristina Batista de Araújo. 

O Livro aborda as relações de poder na escola, tratando do conjunto de técnicas e práticas realizadas no contexto escolar. De acordo com Cristina Batista de Araújo os interlocutores do livro são aqueles que estudam análise do discurso, relações de poder e principalmente que tem no espaço escolar o seu principal foco e preocupação.

Ela afirma que nunca foi sua prioridade ser escritora, mas uma consequência da apresentação de resultados das pesquisas realizadas dentro do âmbito acadêmico. "Me tornar escritora desse livro foi uma consequência de apresentar resultados de uma pesquisa, que, em um determinado momento, mudaram a minha forma de ver a escola e de ver também o funcionamento das teorias na escola", explicou.

Cristina Araújo ressalta que a escola é a instituição mais importante da sociedade, pois tudo passa por ela e dela dependem as mudanças estruturais na sociedade em busca de cidadãos melhores.

A ideia do livro se deu em decorrência de uma indicação, da dissertação de mestrado da professora que, concorreu ao prêmio nacional de melhor dissertação de mestrado concedido pela Associação Nacional de Pesquisas em Letras e Linguística (ANPOLL) e obteve segundo lugar. Incentivada pela entidade, ainda que parcialmente, decidiu pela publicação do texto em forma de livro.

No que diz respeito às expectativas do lançamento da obra acadêmica, Araújo salienta o desejo de que o livro “seja apenas um diálogo inicial para algumas questões relacionadas à escola, envolvendo a circulação de saberes e as relações que ocorrem dentro da escola”. Acrescenta ainda a importância dessas reações de modo a se criar pontos de diálogos entre alunos e professores, professores e funcionários, além disso entre pais e alunos.

Lançamento
Local - Goiânia, no Biére Live Music Pub (Rua 46, nº 545, Galeria Boulevard Pq. Flamboyant)
Dia - 23/2/2018
Horário - 20h