Coral UFMT Araguaia se apresenta em Itumbiara (GO) na próxima terça-feira

Cultura

Reportagem
Vasco Aguiar
Kelly Freitas

   Foto: Kelly Freitas
Coral UFMT Araguaia será a atração musical na abertura da Semana de Tecnologia no IFG de Itumbiara (GO).


O Coral UFMT Araguaia se apresenta na próxima terça-feira (17), na abertura da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Itumbiara. O tema do concerto é “Caminho das Águas”, trazendo um repertório repleto de clássicos da música popular brasileira.

Em relação à escolha do tema para as apresentações, o maestro do coral, Marco Donisete Campos, explica que "partiu de uma música gravada pela cantora Maria Rita, chamada ‘Caminho das Águas’”. Ele ressalta a relevância de pensarmos o valor da água e sua iminente escassez, e com isso, darmos valor a este bem que, segundo ele, merece ser mais bem cuidado. 

Na ocasião haverá também uma parceria entre o Coral UFMT Araguaia com o Coral Incantus, do IFG Itumbiara, composto por alunos daquela instituição e membros da comunidade externa. Será apresentada pelos dois corais a peça “Canção da partida”, de Dorival Caymmi. A regente do coro goiano, Daniela Oliveira, se diz muito empolgada com a apresentação. “Será uma linda noite, com certeza. A expectativa é das melhores possíveis”, comemora.  

A regente explica que a ideia de convidar o coro da UFMT Araguaia surgiu durante conversa com o maestro Marco Donisete. “Em razão da Semana de Ciência e Tecnologia, pensamos em unir os corais para esta apresentação como troca de experiências. Achamos a ocasião pertinente para este encontro”, conclui.

A apresentação será às 19h30, no Auditório do Instituto Federal de Itumbiara.

O evento

A programação da Secitec deste ano está bastante diversificada, e tem como um dos destaques a palestra de abertura “O Prazer da Matemática: Mágicas, Jogos, Brincadeiras, Desafios e Aplicações”, que será realizada pelo professor Leo Akio Yokoyama. O palestrante leciona no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e se dedica a um canal na internet onde publica vídeos sobre o uso da matemática no transporte, na agricultura, no meio ambiente, nas cidades e em diversas outras situações cotidianas.

Além de palestras, cursos, exposições, feira de troca de livros, sessão de pôsteres e apresentações culturais, também estão programadas atividades específicas da área da Física, Química, Filosofia, Informática, Matemática, Libras, Robótica, entre outros, tanto no Campus Itumbiara quanto nas ações itinerantes em algumas escolas da cidade.


Fonte: site do evento