Atletas da UFMT/CUA participam dos Jogos Universitários Mato-grossenses

Evento esportivo

Agência Focaia
Reportagem
João Pedro Donadel - Colaborador

       Fotos: João Pedro Donadel
Equipe masculina de Basquete da UFMT/CUA em preparação para o JUMs 2017


Na próxima quinta-feira (27), Cuiabá recebe os Jogos Universitários Mato-grossenses (JUMs) 2017. O evento é organizado pela Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU). As modalidades disputadas serão basquete; futsal; handebol e vôlei, masculino e feminino. A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), representada pela Atlética Abdução, que reúne acadêmicos das atléticas da universidade, terá participantes em todas as categorias, exceto no handebol feminino.

O evento reúne acadêmicos de diversas universidades do estado de Mato Grosso, tanto públicas quanto privadas. Os jogos acontecem durante quatro dias e os vencedores de cada categoria conquistam o direito de disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que, neste ano, será realizado na cidade de Goiânia-GO, em outubro.

A UFMT/CUA vai contar com 88 atletas nesta edição dos jogos matogrossenses. Os treinamentos acontecem no ginásio da universidade, na unidade de Pontal do Araguaia e no ginásio municipal Arnaldo Martins, contando com apoio da prefeitura de Barra do Garças.

Modalidades

Alguns acadêmicos do curso de Educação Física foram selecionados para coordenar cada modalidade disputada no JUMs. O futsal tem como coordenador o acadêmico Daniel Mancini. De acordo com o estudante, a preparação para os jogos teve início no mês de maio, com poucos alunos na disputa por uma vaga no time, com o passar do tempo foram surgindo mais atletas, o que acarretou por uma disputa mais acirrada. 

Segundo Mancini, o futsal recebeu doze bolas novas para o treino, fator que contribuiu para a preparação da equipe. Foram realizados amistosos contra diversos times, como o Barra Futsal, que estava disputando a Copa Centro América de Futsal, Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e o time da Unic de Primavera do Leste, que também participará dos jogos em Cuiabá. 

A equipe masculina está na chave B, tendo como adversários o IFMT de Campo Verde e a Unic de Primavera do Leste. Já a equipe feminina está na chave A, junto com a UFMT de Cuiabá e Rondonópolis e Unic de Sorriso.

No vôlei, os coordenadores são os acadêmicos Danilo Medeiros e Antônio Bhering. De acordo com Bhering, a preparação desse ano rendeu pouco em relação ao ano passado, “os atletas estão focados nos estudos, tanto com trabalhos de conclusão de curso quanto provas”, relata. Segundo ele, o time já está há algum tempo na universidade e conta com poucas pessoas novas. 

A equipe recebeu bolas e rede novas, ajudando na melhor preparação dos atletas. Os treinos são realizados na quadra da UFMT/CUA, unidade Pontal do Araguaia. A equipe masculina está na chave B, junto com a UFMT de Rondonópolis e Sinop além da Unic de Rondonópolis. Já o time feminino se encontra em chave única e joga contra a UFMT dos campi de Cuiabá, Sinop e Rondonopólis, além da Univag de Várzea Grande.

A modalidade de Handebol conta com a coordenação do estudante Gabriel Piauí. O estudante relata que a preparação começou faltando dois meses para a competição, formando uma equipe com catorze jogadores. De acordo com Piauí, nem todos poderão ir, “montamos uma equipe consistente e competitiva e vamos em busca do título”, afirma. 

Diferente do vôlei e futsal, o handebol conta com uma carência em relação a equipamentos. Foram realizados seis amistosos para dar ritmo à equipe além de verificar e consertar falhas. O time está na chave B, junto com a UFMT de Sinop e Rondonópolis e a Unic de Cuiabá.

O Basquete  é coordenado pelo acadêmico Geferson Idaruma Lima Karajá. Segundo ele, a preparação desse ano foi reduzida, principalmente por ter surgido o time feminino, tendo que diminuir os horários dos treinos. Em relação à equipe feminina (foto ao lado), esse ano houve atletas interessadas em formar o time para disputa dos jogos. A equipe fez alguns amistosos para dar ritmo às jogadoras. 

No time masculino, segundo Karajá, apesar da preparação um pouco lenta, ele considera “a equipe melhor em relação ao ano anterior” e reclama da “falta de equipamentos e principalmente da infraestrutura para a modalidade na UFMT”. Os times conseguiram horários para treinamentos no ginásio Arnaldo Martins além de disputar amistosos para dar entrosamento aos jogadores. 

O masculino está na chave B, junto com os campi da UFMT de Sinop e Rondonópolis. A Equipe feminina está em chave única, jogam contra os campi da UFMT de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, além da FACEM de Sorriso.

O acadêmico do curso de Direito e primeiro diretor geral da Atlética Abdução da UFMT/CUA, Olímpio Neto, agradece o comprometimento dos atletas e principalmente dos coordenadores das modalidades, que são os responsáveis por cuidar dos atletas e organizarem os treinos, fornecendo todas as instruções necessárias. 

Segundo Neto, a UFMT disponibilizou verbas para o transporte, uniformes para os atletas, alojamento e alimentação, garantindo assim uma competição de alto nível. “Com a preparação que nós tivemos e com a habilidade dos nossos jogadores, eu tenho certeza que iremos trazer grandes frutos para o Campus Araguaia”, finaliza o acadêmico