Alunos de Jornalismo do Campus Universitário do Araguaia produziram programas de rádio, durante o FICA

Aula de campo
Reportagem

Jacqueline Vieira
Júlia Silva 
Paulo Lima

Os estudantes de Comunicação Social /Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, das disciplinas de Produção e Edição em Rádio e Redação Jornalística II, estiveram na cidade de Goiás (GO), fazendo cobertura jornalística da 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) - (Foto - Acadêmico Fernando Lino Durante gravação de programa FICA no Ar).

Orientados pelo professor Edson Spenthof, os alunos produziram três edições do programa de rádio online “FICA no Ar”, com média de 20 minutos cada. O programa era composto por entrevistas, sonoras e textos radiofônicos sobre as atividades do Festival, nas temáticas de cinema e meio ambiente. Diariamente, eram distribuídas as pautas, produzidas as gravações e realizadas as edições dos materiais, que foram veiculados no Facebook do Botoblog (um blog de jornalismo ambiental do curso). Um estúdio provisório foi montado na casa alugada pelo grupo, que permaneceu em Goiás de 22 a 25 de junho. Também foram produzidos textos e fotografias jornalísticas publicadas no blog.
O professor Edson Spenthof, coordenador da atividade, relatou a importância desta experiência, “esse é um exercício ímpar, que você não tem na rotina normal do curso. Muitos profissionais, aliás, passam pela vida profissional tendo pouco dessa experiência, porque nem sempre estão cobrindo um evento, de forma sistemática”.

O aluno do 5ª período de Jornalismo, Lucas Ribeiro apontou que realizar pautas sobre o Festival é como colocar a mão na massa. “A gente aprende praticando na elaboração dos textos, se sentindo um pouco jornalista, já que é esta nossa futura carreira. Uma experiência muito gratificante”.

Também participaram do FICA, estudantes colaboradores do blog de notícias Botoblog, entre eles o aluno Fernando Lino, que descreveu os conhecimentos adquiridos durante o período de cobertura: “Como primeira experiência no FICA eu pude aprender sobre a rotina de cobertura de um grande evento. A diversidade de assuntos referente ao mesmo tema me fez perceber o quão ampla é a temática ambiental. Pela primeira vez, além de escrever um texto de cobertura, tive a oportunidade de gravar uma matéria para rádio, o que foi muito interessante”(Foto Lucas Ribeiro (primeiro da esquerda para a direita), durante evento do FICA).

O FICA é um importante evento cinematográfico do calendário mundial, com mostra competitiva de filmes, oficinas, debates sobre meio ambiente e cinema, atividades culturais, que acontece anualmente na cidade de Goiás (GO).

***
Esse release adaptado foi produzido em atividade da disciplina de Assessoria e Consultoria em Comunicação, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA).