Myrian Serra assume a reitoria da UFMT

Posse reitoria


Agência Focaia
Vasco Aguiar


A nova reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Thereza de Moura Serra, tomou posse na noite da última sexta-feira (14) para quatro anos de gestão (2016- 2020). A cerimônia ocorreu no teatro da universidade na cidade de Cuiabá e teve a presença de artistas, autoridades e a comunidade acadêmica universitária.

     Fotos: Adailson Pereira
A nova reitora promete abrir a universidade para a sociedade

Em seu discurso de posse, a nova reitora enfatizou que sua gestão será aberta à diversidade, pluralidade, ouvindo as demandas acadêmicas e solucionando-as na medida do possível. “Reiteramos nossos compromissos com a comunidade acadêmica e a sociedade, em favor de uma universidade plural, que compartilha, produz conhecimentos, saberes e práticas e que fomenta a paz, a equidade e a solidariedade entre gerações, povos e culturas. Que é aberta, que acolhe e dá voz a todos que dela participam. ”

A reitora falou sobre o fortalecimento dos programas de assistência estudantis da universidade. Para ela é necessário estender o alcance destes programas. “Faremos a ampliação das políticas de assistência estudantil, com prioridade e foco na criação dos programas de acompanhamento psicossocial e de promoção a saúde em cada campus. ”

Como proposta, Myrian Serra também destacou a criação de uma ouvidoria, para dar voz aos problemas vivenciados pela comunidade acadêmica. “Implantaremos a ouvidoria, espaço estratégico com a comunidade universitária e sociedade, para acolher e dar os encaminhamentos necessários a críticas, denúncias e contribuições", observa.


Compromisso

Ao tomar posse, Serra adiantou que suas decisões como reitora estarão calcadas em alguns valores fundamentais, que segundo ela são de suma importância para que sua gestão tenha sucesso.

“Assumo o cargo de reitora da UFMT com muito orgulho e sobretudo extremamente honrada com a responsabilidade e a distinção que recebi da comunidade universitária. Construímos por meio do diálogo e da participação coletiva propostas para uma gestão que estará alicerçada nos valores de uma universidade autônoma, pública, gratuita, democrática, laica e inclusiva, ” analisa. 

A nova reitora ressaltou a importância de abrir o espaço universitário a todos. “Queremos a universidade de portas abertas, cada vez mais presente e próxima da sociedade, do governo do estado e dos municípios, dos movimentos sociais, dos setores empresariais. ”Para Serra, o compromisso da universidade é com a sociedade. É a ela que deve retribuir com resultados acadêmicos os investimentos públicos feitos na universidade.

Serra destacou que sua gestão não será impositiva. Promete tomar decisões calcadas em debates feitos dentro da universidade. “Contarei também com a gestão compartilhada de quase dois mil membros participantes de diversas instâncias colegiadas da UFMT. Como o conselho diretor, conselho de ensino pesquisa e extensão, conselho universitário, conselho de campus, congregações de institutos e faculdades, colegiados de cursos e programas de pós-graduação, colegiados de departamentos, que constituem valorosos espaços de discussão e de decisão acerca de nossas políticas e ações, os quais juntos fazem a governança da UFMT. ”

Por fim Myrian reiterou que seu objetivo é manter contato com os setores que mantém a universidade ativa. “Enfatizo minha disposição permanente para o diálogo com os três segmentos da UFMT, estudantes, professores e técnicos, representados pelo DCE, Sintuf e Adufmat. ”

Nova equipe

Junto com a posse da nova reitora e do vice-reitor, Evandro Silva, também foram nomeados os pró-reitores e secretários da gestão 2016-2020. 

No Campus de Cuiabá, atuarão os seguintes servidores: o servidor técnico-administrativo Bruno César Souza Moraes na Pró-Reitoria Administrativa (Proad); os servidores docentes Erivã Garcia Velasco na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae); Fernando Tadeu de Miranda Borges, na Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev); Lisiane Pereira de Jesus, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); Germano Guarim Neto, na Pró-Reitoria de pesquisa (Propeq); Ozerina Victor de Oliveira, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg); e, Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso na Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). 

Ainda no Campus de Cuiabá, a estrutura administrativa da UFMT conta com as secretarias. Para seu comando, foram nomeados os servidores técnico-administrativos Domingos Sálvio Sant’ana para a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP); maestro Fabricio Carvalho para a Secretaria de Articulação e Relações Institucionais (Sari); os servidores docentes Irene Cristina de Mello para Secretaria de Relações Internacionais (Secri); Janaína Sarah Pedrotti para a Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm); Eunice Pereira dos Santos Nunes, para a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); Alexandre Martins dos Anjos, para a Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec); e Roberto Perillo Barbosa da Silva, para a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

Durante a solenidade foram empossados também os pró-reitores que administrarão as unidades da UFMT no interior. São eles: os professores Paulo Jorge da Silva, do Campus Universitário do Araguaia (foto acima), Analy Castilho Polizel de Souza (Rondonópolis), Roberto Carlos Beber (Sinop) e Mauro Lúcio Naves Oliveira (Várzea Grande).

Trajetória

A nova reitora nasceu na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, e chegou à Cuiabá em 1978, acompanhada dos pais e irmãs, sendo que três anos depois, em 1981, ingressou na UFMT  no curso de Nutrição. Concluiu seu mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ambos na área de nutrição. Tornando-se funcionária pública, no cargo de professora da UFMT em 1988.

Na universidade assumiu cargos importantes, como a coordenação de Políticas Acadêmicas da PROEG (Pró-Reitoria de Ensino e Graduação), trabalhou pela implantação de políticas de Ações Afirmativas. Serra também participou da implantação da Pró-reitora de Assistência Estudantil, interiorizando as políticas dessa área na UFMT com a criação da Supervisão de Assistência Estudantil nos campi da Instituição.