Jornalismo da UFMT, Campus Araguaia, oferece curso sobre processo eleitoral e cobertura jornalística, aberto à população


Jornalismo Político 


Agência Focaia
Luis Felipe Rodrigues 


O Jornalismo político brasileiro ao longo do tempo ganha destaque ao cobrir momentos importantes das disputas partidárias no país, ainda mais nos últimos anos, quando esteve na pauta do dia o impeachment de um presidente, como ocorre neste ano com Dilma Rousseff e no começo da década de 90, com Collor de Mello. Neste sentido, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, abrem inscrições para o curso sobre “Tópicos sobre mídia e processos políticos-eleitorais: cobertura jornalística e horário eleitoral”. 

Imagem -  Divulgação

As atividades serão ministradas no Campus Araguaia, Unidade I, pelo professor do curso de jornalismo da UFMT, Gesner Duarte. A primeira parte dos estudos começam nesta quarta-feira (24), com aulas semanais. O curso entra em recesso por causa das férias na Universidade e voltam com as atividades a partir do dia 16 de novembro, porém, nesta fase, com conteúdos ministrados a cada 15 dias.

“O curso objetiva abordar aspectos da relação mídia e política, com atenção à forma como esta relação se modifica, diante das transformações da comunicação de massa no processo político eleitoral”, diz Duarte. O conteúdo ministrado busca contribuir para que os estudantes, profissionais e pessoas da comunidade entendam os aspectos da cobertura jornalística, que mantém proximidade com governos, partidos e políticos.

Como adianta o professor, o conteúdo de caráter introdutório será dividido em quatro unidades, com análise desde a relação entre a comunicação, o poder e a mídia, além de suas influências econômicas e sociais na atualidade. Neste aspecto será também feita análise do horário eleitoral gratuito e a cobertura das eleições municipais já iniciada nos municípios brasileiros.

O projeto é destinado aos universitários e pessoas da comunidade, àqueles interessados em estudar o jornalismo político.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: cursomidiasjornalismo@gmail.com, sendo necessário enviar nome completo e RGA, no caso de estudantes da UFMT, os quais terão direito a certificados de 40 horas. Para a comunicação (externa ao Campus Universitário do Araguaia) será necessário apenas apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).