Professores e governo tentam acordo para dar fim à greve da educação em MT



Educação e política


Na próxima terça-feira (26), o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) participará de reunião agendada pelo Ministério Público Estadual, às 14 horas, na Promotoria Estadual, com a participação do Governo do Estado. A reunião tem como foco a tentativa de celebrar um acordo referente à greve.

O Sintep já confirmou a participação e levará para discussão as pautas de reivindicação: suspensão integral do edital das Parcerias Público Privadas (PPP’s) e convocação das conferências participativas para debater o assunto; proposta para integralizar os percentuais da Lei 510/13 até a próxima data base da categoria, evitando prejuízos nas futuras negociações e comprometimento da política da dobra do poder de compras dos salários, conquistada com a greve de 67 dias, em 2013.

Caso avance nas negociações, o Sintep-MT se compromete e fazer a avaliação da mesma junto às bases e convocará suas instâncias deliberativas. “Porém, já temos um calendário de atividades que prevê atos locais na quarta-feira (27) e ato público estadual no dia 1º de agosto”, ressalta o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento.

Na quarta-feira passada (20), o Sintep realizou mais um ato público em manifestação à resistência do Executivo Estadual em atender as demandas já pontuadas, desde gestões anteriores. 

Com a participação e apoio ativo dos educadores do interior, o Lopes salientou que caso não haja acordo entre as partes, a paralisação da educação pode ser a maior da história do Estado. “Ao contrário do que foi prometido pelo Governo nos 100 primeiros dias de gestão, nenhum dos objetos de nossas pautas foram atendidos. E segundo o governador e seus secretários, nada mais poderá ser feito. Em resposta, nós dizemos que continuaremos a greve por tempo indeterminado, podendo até mesmo ultrapassar os 67 dias de paralisação ocorridos em 2013”, diz Lopes.