SEMIC 2014 supera expectativas e deve se tornar congresso no próximo ano


Cerca de 200 estudantes e profissionais da comunicação participaram dos Seminários de Mídia & Cidadania e Mídia & Cultura (SEMIC) promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) nos dias 20 e 21 de outubro.

O evento foi iniciado com uma palestra sobre a nova teoria da comunicação proposta pelo pesquisador do CNPQ e professor Dr. Ciro Marcondes Filho (ECA/USP), um dos maiores autores da área. Para o Prof. Dr. Claudomilson Braga, organizador do evento, a palestra contribuiu com um novo olhar do campo comunicacional e suas bases epistêmicas e metodológicas. Logo após a palestra foi realizado um coffee break para lançamento da coleção de livros “Rupturas Metodológicas para uma Leitura Crítica da Mídia”, projeto casadinho/Prograd entre as Universidades Federais do Rio de Janeiro e de Goiás. Os três primeiros livros já lançados são de autoria dos professores Dr. Tiago Mainieiri, Dra. Simone Tuzzo e Dra. Ana Carolina Temer, em parceria com outros grandes nomes da comunicação, Dr. Eduardo Coutinho, Dra. Raquel Paiva e Dr. Muniz Sodré.

O segundo dia do evento ficou destinado para a realização dos Grupos de Trabalho (GTs). Foram 75 trabalhos publicados e apresentados na programação dividida em sete GTs, sendo eles com seus respectivos coordenadores: GT1 – Jornalismo e Cidadania (Dra. Ana Carolina Temer), GT2 – Cidadania e Leitura Crítica da Mídia (Dr. Claudomilson Braga e Dra. Simone Tuzzo), GT3 – Mídia, Cidadania e Direitos Humanos (Dr. Magno Medeiros), GT4 – Comunicação, cultura e imaginário nas organizações (Dra. Maria Francisca Nogueira), GT5 – Comunicação e Religiosidade (Dr. Luiz Signates), GT6 – Corpo, Subjetividade, Mídia e Consumo (Dr. Goiamérico Santos) e GT7 – Narrativas, Entretenimento e Tecnologia (Dr. Daniel Christino). O evento contou com a participação de autores de vários estados e regiões do país, que garantiram um ambiente oportuno para novos diálogos e redes de pesquisa.

Todos os trabalhos aprovados foram publicados nos anais do evento que podem ser acessados no site oficial do SEMIC: ficufg.blog.br/semic. A apresentação dos anais foi redigida pelas professoras Dra. Simone Tuzzo e Dra. Suely Gomes, cada uma representando as linhas de pesquisa do mestrado e o respectivo seminário (Mídia e Cidadania; Mídia e Cultura). Nos próximos meses a Comissão Organizadora promoverá uma nova avaliação dos trabalhos visando a escolha de dois por cada GT para a publicação de um E-book em 2015. “Os trabalhos tiveram uma qualidade ímpar, por isso vamos publicar um livro eletrônico”, conta a Prof. Ana Carolina Temer, coordenadora do PPGCOM.

O sucesso quantitativo e qualitativo desta edição do evento suscitou no programa o desejo de ampliar os horizontes transformando-o em Congresso em 2015, criando categorias de submissões e com mais atividades. O mestrando Tonny M. Joferrci, representante discente dos alunos do PPGCOM e também organizador do evento, comenta que a mudança será apenas para oficializar algo que ocorreu neste ano: “nós tivemos na verdade um congresso devido a amplitude de abrangência dos participantes e até mesmo pelo quantitativo de inscrições”.

Nove trabalhos de "Focas do Araguaia" representaram o curso de Jornalismo do Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Fonte: Semic