Inscrições abertas para novo curso online da ANJ e do Centro Knight sobre jornalismo móvel

Os smartphones se tornaram indispensáveis no nosso cotidiano e têm transformado diversos aspectos da vida, incluindo a forma como consumimos notícias e como estas são produzidas. Para ajudar pessoas interessadas em aprender sobre o o que há de mais recente no cenário da mídia móvel e como o jornalismo pode ser feito via smartphones, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google, vão oferecer o Curso Online Aberto Massivo (ou MOOC, na sigla em inglês) "Introdução ao Jornalismo Móvel". 
Além de aprender neste curso grátis as tendências do jornalismo digital no mundo, os participantes poderão se habilitar a ganhar uma viagem a Austin, Texas, para participar de duas conferências internacionais nesta área. Graças ao apoio do Google, a ANJ e o Knight Center vão oferecer seis bolsas de viagem. Os bolsistas serão escolhidos entre os que fizerem o melhor projeto final do curso, uma matéria ou produto jornalístico inteiramente produzida usando apenas dispositivos móveis.
O curso gratuito em português terá duração de quatro semanas, de 10 de novembro a 7 de dezembro, e será ministrado pelo especialista americano Will Sullivan, diretor de Mobile da Broadcasting Board of Governors, e Lorena Tárcia, pesquisadora e coordenadora  do laboratório de Convergência de Mídias do Centro Universitário de Belo Horizonte.
"Os participantes do MOOC Introdução ao Jornalismo Móvel serão lançados ao século 21, através de uma atualização sobre cada aspecto de como as plataformas móveis afetam o jornalismo, incluindo as melhores e mais recentes práticas de reportagem para mobile, design, desenvolvimento de produto, pesquisa de audiência, tendências e futuro das tecnologias móveis/vestíveis (wearable)", afirma o instrutor do curso Will Sullivan.
Como todos os MOOC anteriores do Centro Knight, este curso é dirigido principalmente a jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, mas está aberto a todos. Qualquer pessoa do mundo com uma conexão à internet poderá fazê-lo. Tanto iniciantes que desejam entender o mundo dos dispositivos móveis quanto pessoas que já trabalham neste setor, como designers de mobile, desenvolvedores, programadores, editores ou outros interessados em mídias móveis podem participar. Não se requer experiência prévia com conceitos ou ferramentas. Os inscritos receberão acesso imediato ao programa do curso, informação introdutória e um vídeo dos instrutores explicando como funcionará o MOOC.
Este curso introdutório vai ensinar aos alunos como a adoção global de plataformas móveis influenciou e mudou o jornalismo, como reportar e se envolver com o público através de dispositivos móveis, como os princípios de usabilidade e design de produto podem informar e ajudar a construir experiências móveis eficazes, como tomar decisões informadas sobre o desenvolvimento de produtos jornalísticos em plataformas móveis, e como se planejar para o futuro do mobile.
Graças ao apoio do Google, os participantes deste MOOC que forem jornalistas, estudantes ou professores de jornalismo residentes no Brasil poderão concorrer a uma viagem a Austin, Texas, para participar do 16º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (17-18 de abril, 2015) e do Sétimo Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital. O prêmio será oferecido a seis participantes do MOOC habilitados a receber o certificado que demonstrem que efetivamente aplicaram o que aprenderam no curso para desenvolver uma matéria ou um novo produto jornalístico original, utilizando apenas ferramentas de jornalismo móvel para contar uma história.

Criatividade, talento, valor jornalístico e narrativas serão métricas utilizadas para julgar os trabalhos vencedores. A temática/foco ficam a critério do candidato – podem variar de perfis de personagens interessantes em sua comunidade a questões maiores, como o impacto da Copa do Mundo ou das Olimpíadas nos brasileiros. Os melhores projetos serão selecionados pelos instrutores e pelas equipes do Centro Knight e ANJ. Três das bolsas serão destinadas a jornalistas de veículos afiliados à ANJ e as outras três aos demais participantes. As inscrições serão recebidas após o final do curso.
O curso incluirá vídeos, apresentações em PowerPoint, materiais de leitura, exercícios e questionários. Como os outros MOOC do Centro Knight, estará dividido em módulos semanais que serão completamente assíncronos, ou seja, sem aulas ao vivo. Embora os estudantes possam escolher os dias e horários para acompanhar o curso, cada módulo semanal tem prazos de entrega dos questionários e de participação nos fóruns de discussão.
Embora o curso seja gratuito, os participantes que quiserem receber um certificado terão que pagar online uma taxa administrativa de 30 dólares por cartão de crédito. O certificado será emitido apenas para os alunos que participarem ativamente do curso e cumprirem com a maior parte dos requisitos, tais como questionários e exercícios. Os certificados serão baixados da internet em formato PDF depois que o Centro Knight comprovar que o participante cumpriu as obrigações do curso. Nenhum crédito de curso formal de qualquer tipo é associado ao certificado.
Este é o 13º MOOC oferecido pelo Centro Knight da Universidade do Texas em Austin desde que lançou em 2012 seu programa pioneiro e único no mundo de cursos online abertos e massivos especializados em jornalismo. A iniciativa já beneficiou mais de 43 mil pessoas de mais de 160 países. Este é o terceiro treinamento online que o Centro Knight organiza em parceria com a ANJ e a terceira vez o Centro Knight conta com o apoio de Google. A empresa também apoiou o MOOC em espanhol "Desenvolvimento de Projetos Jornalísticos para a Web", em 2013, e o MOOC em português “Introdução à Visualização de Dados e Infografia”, em abril e maio deste ano.
A Associação Nacional dos Jornais reúne os principais diários do Brasil. A ANJ foi criada em 1979 para defender a liberdade de expressão, pensamento e propaganda, o funcionamento sem restrições da imprensa, observados os princípios de responsabilidade, e lutar pela defesa dos direitos humanos, os valores da democracia representativa e a livre iniciativa.
Google é uma empresa global líder em tecnologia que se dedica a melhorar as formas nas quais as pessoas se conectam com a informação. As inovações de Google na busca pela Internet e com publicidade fizeram de seu site um dos principais produtos da Internet e de sua marca, uma das mais reconhecidas do mundo.
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra Knight de Jornalismo e da Cátedra UNESCO de Comunicação na Escola de Jornalismo da Universidade do Texas, em Austin. No passado, o Centro recebeu contribuições da Fundação John S. & James L. Knight e de outros doadores como a Open Society Foundations. Atualmente, o Centro opera graças ao apoio da Escola de Comunicação da Universidade do Texas em Austin e a doações do público em geral.

Fonte: Jornalismo nas Américas